Fifa faz segunda mudança de sede em Mundiais em cinco dias e tira torneio Sub-17 do Peru

Troféu do Mundial Sub-17, que é organizado pela Fifa de dois em dois anos - Divulgação

A Fifa anunciou, nesta segunda-feira (3), que o Peru não será mais sede do Mundial Sub-17, que será disputado entre 10 de novembro e 2 de dezembro deste ano. Segundo a entidade, a decisão foi tomada “após extensas discussões” com a Federação Peruana de Futebol (FPF).

“A mudança ocorreu devido à incapacidade do país-sede de cumprir seus compromissos de concluir a infraestrutura necessária para sediar o torneio. Apesar de uma relação de trabalho muito positiva entre a Fifa e a FPF, foi determinado que agora não há tempo suficiente para garantir o investimento necessário e concluir o trabalho necessário com o governo peruano antes da data de início do torneio”, afirmou o órgão que comanda o futebol mundial.

Com a decisão, a Fifa, em menos de cinco dias, realiza a segunda mudança de país-sede em uma competição mundial de futebol de base. Na última quarta-feira (29), a entidade já havia divulgado a remoção da Indonésia como anfitriã do Mundial Sub-20, que será disputado entre 20 de maio e 11 de junho, ou seja, daqui menos de 50 dias.

No caso indonésio, no entanto, o problema não foi a questão da infraestrutura, mas sim política, por conta da participação da seleção de Israel. Houve protestos e pressão por um boicote à seleção israelense no Mundial. Os dois países não possuem relações diplomáticas, e a comunidade indonésia é, inclusive, defensora fervorosa da causa da Palestina. 

Assim como no caso do Mundial Sub-20, que segue sem um país-sede definido, a Fifa prometeu revelar o novo anfitrião do Mundial Sub-17 “no devido tempo”. Além disso, agradeceu à FPF pelos esforços e reiterou que está aberta a organizar uma competição oficial no Peru no futuro.

Vale lembrar, no entanto, que esta já é a segunda vez que o Peru deixará de sediar um Mundial Sub-17. Em 2019, na última edição da competição, o país seria o anfitrião, mas desistiu por “não conseguir lograr a totalidade de requisitos solicitados pela Fifa”. À época, o país escolhido para substituir os peruanos foi o Brasil, que não só recebeu como conquistou o título do torneio. Realizado de dois em dois anos, o Mundial Sub-17 não ocorreu em 2021 por conta da pandemia de Covid-19.

Sair da versão mobile