A Fifa anunciou, nesta quarta-feira (30), o primeiro patrocínio fechado para o Super Mundial de Clubes de 2025. A entidade que comanda o futebol mundial assinou contrato com a Hisense, empresa estatal chinesa de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, que já possui acordos comerciais com a Fifa desde 2017. A companhia, aliás, também é parceira da Uefa, tendo renovado, em 2023, o patrocínio às competições masculinas de seleções do órgão europeu até o final de temporada 2025/2026.
O acerto para o Super Mundial de Clubes de 2025 foi revelado em um evento em Xangai, na China, com a presença de Gianni Infantino, presidente da Fifa, e Jia Shaoqian, presidente do Grupo Hisense, além de Mattias Grafström, secretário-geral da Fifa. De acordo com a entidade, o acerto com a Hisense é o primeiro de uma série de anúncios comerciais que serão feitos nas próximas semanas.
“Estamos muito satisfeitos em receber a Hisense, uma marca líder de mercado global, como parceira oficial da Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025. O compromisso da Hisense com a inovação e a tecnologia está alinhado com a nossa visão para este torneio, que reunirá as 32 melhores equipes de todo o mundo para uma celebração inesquecível do nosso jogo e que revolucionará o futebol de clubes”, disse Infantino.
Para a Hisense, o acordo serve como mais um passo nos esforços de globalização da marca, que atualmente já está presente em mais de 160 países, com produtos como televisores, refrigeradores e aparelhos de ar-condicionado.
“Estamos orgulhosos de sermos parceiros oficiais da Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025, que é uma competição entre os principais clubes de todas as seis confederações, representando um diálogo entre campeões, uma colisão de excelência de primeira classe. Isso se alinha perfeitamente com a busca do espírito campeão da Hisense e com nosso mais recente objetivo corporativo de construir uma empresa e uma marca de classe mundial”, afirmou Jia Shaoqian.
“Como pioneira em televisores com inteligência artificial (IA), a recém-lançada série IA TV da Hisense é a combinação perfeita para a Copa do Mundo de Clubes da Fifa. A base tecnológica da Hisense IA TV é o grande modelo Xinghai, desenvolvido de forma independente, que suporta atualizações inteligentes contínuas em várias categorias de aparelhos, melhorando significativamente a experiência do usuário e a competitividade do mercado”, acrescentou o executivo, citando o principal produto que será ativado no patrocínio.
O polêmico Super Mundial de Clubes
O torneio reunirá 32 times (com os brasileiros Flamengo, Fluminense e Palmeiras já confirmados) e ocorrerá entre os dias 15 de junho e 13 de julho do ano que vem, nos Estados Unidos. Desde o anúncio da criação do campeonato, no entanto, ele enfrenta diversas polêmicas.
Os sindicatos e as ligas europeias, por exemplo, afirmam que a Fifa “abusou de uma posição dominante e violou a lei de concorrência da União Europeia (UE) ao definir o calendário internacional”. Isso porque o Super Mundial de Clubes será disputado no período que coincide com as férias dos jogadores no continente, o que já acontece com a Copa do Mundo e a Euro, de dois em dois anos.
E não é só isso. Sindicatos ligados à Federação Internacional das Associações de Futebolistas Profissionais (Fifpro) e algumas das principais ligas europeias, entre elas a Premier League, chegaram a prestar, há cerca de 15 dias, uma queixa formal à Comissão Europeia (CE), por conta da data escolhida para a realização do torneio.
A Máquina do Esporte fez uma reportagem especial sobre o tema. Para acessá-la, basta clicar aqui.