Em julho, a Fifa anunciou que centenas de milhares de pessoas se inscreveram para serem voluntárias durante a Copa do Mundo do Catar 2022. Assim, a cerca de dois meses do início da competição, os 20 mil selecionados estão no Catar para realizar o treinamento e ficarem aptos a exercer suas funções durante o torneio.
“Os voluntários são o nosso verdadeiro coração, porque sua paixão e entrega altruísta sustentam tudo o que fazemos”, destacou Colin Smith, diretor de competições da Fifa.
“Essa é a linha que une 20 mil voluntários, independentemente da nacionalidade, cultura, idade, sexo e experiência. É através dos seus esforços que a Copa do Mundo do Catar pode ser considerada a mais inclusiva de todos os tempos e vai conectar pessoas de todas as culturas e origens por meio do jogo de futebol”, adicionou o executivo.
Antes de o treinamento começar, a Fifa promoveu uma confraternização para os voluntários no Lusail Stadium, palco da final da Copa do Mundo, com a presença de David Beckham e Tim Cahill. Vale destacar que, para a Copa do Mundo de 2018, cerca de 178 mil pessoas se inscreveram, sendo que 17.040 foram selecionadas para atuar no evento.