A Fifa anunciou, nesta terça-feira (22), que os planos para implantar um Mundial de Clubes Feminino estão avançados. Apesar disso, os detalhes sobre o formato do torneio e o cronograma ainda são escassos.
“Estamos bem adiantados no planejamento”, disse Sarai Bareman, chefe do departamento de futebol feminino da Fifa.
Ainda segundo Bareman, existe uma preocupação em conciliar todos os torneios que ocorrem no intervalo de quatro em quatro anos.
“Precisamos garantir que, entre os torneios a cada quatro anos, o Mundial de Clubes desperte o interesse que vemos nas Copas do Mundo”, afirmou.
“O Mundial de Clubes [tanto o feminino quanto o masculino] é uma maneira de impulsionar o ímpeto nas ligas e nos clubes”, acrescentou.
Sinal verde
Em dezembro de 2022, o Conselho da Fifa deu luz verde para a criação do torneio, bem como para uma Copa do Mundo Feminina de Futsal e a expansão do torneio olímpico de futebol feminino de 12 para 16 equipes. De acordo com Bareman, a Fifa está trabalhando em formatos.
“Estamos planejando com as confederações e garantindo que as vias de qualificação sejam ativadas nas ligas de todos os países”.
Em abril deste ano, a Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) se comprometeu a criar uma competição internacional de clubes femininos com previsão de início em 2024 e a promessa de que o formato servirá de base para o planejamento da Fifa.
Na última segunda-feira (21), a Confederação Asiática de Futebol (AFC) anunciou que a Liga das Campeãs do continente terá início em um formato de 12 equipes, também em 2024. A competição substituirá o Campeonato de Clubes Femininos da AFC e começará convidando clubes a participarem.