A Fifa decidiu realizar a Copa do Mundo de Clubes de 2029 durante o verão europeu o que praticamente inviabiliza a candidatura do Catar para sediar o torneio. Em 2022, p país do Oriente Médio abrigou a Copa do Mundo durante os meses de novembro e dezembro, com final quase no Natal, devido ao forte calor da região.
Segundo o jornal britânico The Guardian, a entidade comunicou às confederações continentais que a competição ocorrerá entre junho e agosto, período em que as temperaturas no país do Golfo Pérsico ultrapassam os 40 °C.
Impacto
Autoridades do Catar haviam se reunido com representantes da Fifa em Miami, em junho, para discutir a candidatura. A expectativa era de que o torneio pudesse ser transferido para o inverno, como ocorreu na Copa do Mundo de 2022.
Com a confirmação do calendário, que serve como um agrado às ligas europeias, o Catar enfrentaria dificuldades logísticas e climáticas para manter sua proposta.
Além da candidatura catariana, o Brasil é um dos países que mostrou interesse em ser sede da competição. A imprensa europeia, porém, dá favoritismo para Espanha, Marrocos e Portugal, que também irão promover a Copa do Mundo 2030.
Expansão
Segundo o jornal britânico, a Fifa avalia ampliar o número de participantes da Copa do Mundo de Clubes de 32 para 48. Essa mudança, porém, não deve acontecer na edição de 2029.
Na última edição, o Chelsea, que ficou com o título, recebeu US$ 114,625 milhões de um total de US$ 1 bilhão em prêmios. As gordas somas dadas aos participantes motivaram outros clubes a pressionarem pelo aumento do número de vagas.
A entidade também considera adotar uma estrutura com playoffs classificatórios na semana anterior ao início da competição principal. Os vencedores dessas partidas avançariam para o torneio.