A FIFA e a EA Sports terão uma última edição do game FIFA antes do fim do contrato entre a empresa e a entidade que comanda o futebol mundial. A EA Sports lançará o FIFA 23 neste ano antes de renomear o game para EA Sports FC.
A FIFA concedeu uma extensão de licença de curto prazo à EA Sports para o título FIFA 23, que será lançado ainda neste ano e, pela primeira vez, terá as competições masculina e feminina da Copa do Mundo em uma edição.
O lançamento do FIFA 23 e o novo acordo da EA Sports, porém, não impedirão a FIFA de avançar com o lançamento do seu próprio conjunto de jogos. A entidade afirmou que novos games estão sendo “desenvolvidos com estúdios e editores de terceiros, oferecendo mais opções para fãs de futebol e jogos, na preparação para a Copa do Mundo da FIFA Catar 2022 e a Copa do Mundo Feminina da FIFA Austrália e Nova Zelândia 2023”.
A FIFA e a EA Sports não chegaram a um acordo sobre a taxa que a FIFA exigia pelo uso de seu nome e marcas no título e conteúdo do game. A EA decidiu que, tendo construído o game e já tendo milhões de jogadores e compradores (a série FIFA vendeu mais de 321 milhões de cópias em 2021), poderia sobreviver sem a marca FIFA.
A federação respondeu dizendo que encerrar o acordo com a EA Sports permitiu que ela trabalhasse com outras empresas para desenvolver um conjunto mais abrangente de games. Nos bastidores, a estratégia de se afastar de um acordo de licenciamento que estava gerando quase € 120 milhões (R$ 632 milhões) por ano foi considerada ousada.
De aliados a concorrentes
Para 2023, a FIFA licenciou a categoria de simulação de futebol apenas para a EA e disse que “vários novos games sem simulação já estão em produção e serão lançados durante o terceiro trimestre deste ano”. Apesar disso, a FIFA terá que encontrar grandes parceiros editoriais e grandes recursos de marketing, se quiser concorrer com a EA nos games de simulação. A versão da FIFA tem lançamento previsto para 2024.
A federação afirmou que “pretende trabalhar com vários parceiros, em vez de bloquear todos os direitos de jogos e e-Sports exclusivamente com uma empresa em um contrato de longo prazo”. Além de lançar um portfólio de novos games em 2022 e 2023, a FIFA está atualmente se envolvendo com as principais editoras de jogos, empresas de mídia e investidores em relação ao desenvolvimento de um novo e importante título de jogo de simulação de futebol da FIFA para 2024.
A entidade ainda informou que desenvolve seus games em paralelo com sua recém-lançada plataforma de streaming FIFA+. Se a plataforma estabelecer milhões de usuários, rapidamente se tornará o ponto focal óbvio para as ambições da FIFA no setor.
Ao defender essa estratégia, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, apontou para o segmento de jogos interativos e de e-Sports que está passando por um grande crescimento.
“Posso garantir que o único jogo autêntico e real que tem o nome FIFA será o melhor disponível para jogadores e fãs de futebol. O nome FIFA é o único título original global. FIFA 23, FIFA 24, FIFA 25, FIFA 26 e assim por diante. A constante é o nome FIFA, que permanecerá para sempre e continuará sendo o melhor”, afirmou o dirigente.
“O plano da FIFA é garantir que possamos aproveitar ao máximo todas as opções futuras, e termos uma ampla gama de produtos e oportunidades para jogadores, fãs, federações e parceiros”, acrescentou.