O maior artilheiro e ídolo da história do Atlético-MG será tema de um filme que promete inovar no mercado audiovisual. “Reinaldo, Rei do Galo” conta com um sistema de captação em que as massas atleticanas serão as grandes protagonistas. Nesse modelo, os torcedores serão os investidores do produto oficial de um clube de futebol.
A operação foi desenvolvida pela Feel The Match, startup especializada em desenvolvimento e produção de propriedades intelectuais para blockchain e streaming, e consiste na realização de uma chamada pública, em que os fãs poderão investir e se tornar donos dos direitos econômicos gerados pelo filme.
Meta de R$ 1,5 milhão
A meta dos idealizadores do projeto é captar R$ 1,5 milhão. Esse valor ainda será complementado com outros investimentos corporativos. Quando as receitas começarem a acontecer, serão direcionadas inicialmente para retornar 100% do dinheiro dos fãs que investiram na chamada pública, da Divihub. Só depois é que os outros investidores corporativos passarão a receber.
“Nossa ideia é minimizar o risco dos fãs. Esse projeto é, antes de mais nada, uma homenagem deles, especialmente dos atleticanos, ao Reinaldo. Por isso, eles têm prioridade contratual para receber de volta o valor investido antes de qualquer outro investidor e, enquanto todos não tiverem recebido o valor integral de volta, ninguém mais recebe”, disse o fundador da Feel The Match, Bruno Maia.
A apresentação oficial do projeto está marcada para esta terça-feira (13), às 19h. A ideia da Feel The Match é replicar esse modelo em outros clubes futuramente. Segundo Maia, alguns motivos contribuíram para a escolha do craque para inaugurar essa série de produtos.
“Foram dois fatores: em pesquisas, vimos que o Reinaldo é um dos ídolos de maior unanimidade dentro dos grandes clubes brasileiros; e o fato de o atleticano ser um torcedor com alto consumo de produtos digitais, vide o sucesso do programa de sócio-torcedor e de outras tantas iniciativas de inovação bem-sucedidas, feitas por lá no último ano”, explicou.
Vale destacar que, além de ser homenageado no filme, Reinaldo também é um dos investidores da iniciativa.
Investimentos a partir de R$ 50
Os interessados em participar devem acessar o site do projeto, ler as condições e seguir os passos para baixar o app da plataforma Divihub, onde a operação será feita, com investimentos a partir de R$ 50.
Na visão de Maia, o modelo pode ser considerado inovador, na medida em que é o primeiro a oferecer retorno financeiro aos fãs do clube.
“O futebol se acostumou a só pedir dinheiro do torcedor. No Brasil, ele nunca tinha sido tratado dessa forma, como investidor. Mais do que a produção de um filme, teremos uma jornada de entretenimento e múltiplas entregas para esses investidores aproveitarem e curtirem o produto desde a sua gênese até o final, que é quando o resultado econômico acontece”, afirmou o executivo.
Inovação
De acordo com ele, o financiamento será apenas “a primeira etapa de um jeito novo de se criar produtos com as novas tecnologias, especialmente de blockchain”. O fundador da Feel The Match também revelou que “Reinaldo, Rei do Galo” ainda trará diversas outras inovações, antes mesmo de ser lançado.
A head de inovação do Atlético-MG, Débora Saldanha, comemorou a parceria para a produção do filme sobre Reinaldo.
“Além da importância de homenagear em vida um dos maiores ídolos do Galo e de entregar um conteúdo de primeira qualidade ao nosso torcedor, esse projeto vem ao encontro do que acreditamos e estamos idealizando no que se refere às novas tecnologias: democratizar o acesso a propriedades antes distantes, tornando o fã realmente dono e parte integrante do processo”, resumiu.