A final da Champions League tem praticamente monopolizado as atenções de HBO Max e TNT Sports nos últimos dias. A partida entre Internazionale e Manchester City, que será realizada neste sábado (10), a partir das 16h (horário de Brasília), em Istambul, na Turquia, vem recebendo ampla cobertura por parte dos dois serviços do grupo Warner Bros. Discovery.
No HBO Max, a movimentação iniciou-se às 10h desta sexta-feira (9), sendo denominada de “Maior Pré-Jogo da História”. Serão 30 horas consecutivas de conteúdo até o início da partida decisiva.
O serviço de streaming exibe episódios inéditos dos programas “Só Para Ter Certezas” e “Rango Brabo”, protagonizados, respectivamente, por Pedro Certezas e Diogo Defante. A HBO Max trará ainda uma entrevista exclusiva com a cantora Anitta, que comandará o Show de Abertura da final da Champions League.
Está prevista também a transmissão ao vivo de treinos e coletivas de imprensa, participações de convidados especiais, interações do público, documentários e reportagens sobre os principais jogadores da competição continental europeia.
Entre sexta (9) e sábado (10), a HBO Max também realizará diversos eventos no Champions League Experience. Apresentadores, repórteres e comentaristas da TNT Sports produzirão conteúdo para a cobertura da final, com interações do público diretamente do espaço temático localizado no Shopping Parque da Cidade, em São Paulo (SP).
TNT Sports
Na TNT Sports, o clima de decisão começou mais cedo, na quarta-feira (7), com o “Liga Espetacular – 30 anos especial”, elencando e debatendo os 30 maiores jogadores e gols da “Era Moderna” da Champions League.
A programação tornou-se mais intensa a partir da véspera do jogo, sexta-feira (9), com a exibição dos treinos das duas equipes e as entrevistas coletivas com os principais jogadores que estarão na final. Às 23h30, o canal por assinatura exibirá novamente a “Liga Espetacular”.
No sábado (10), partir das 7h40, o canal apresentará as duas partidas de volta das semifinais da Champions League (Milan x Internazionale e Real Madrid x Manchester City). As atrações “Liga Espetacular”, “De Olho na Liga” e “A Hora do Jogo” precederão o pré-jogo oficial, que começará às 13h30, com a bola rolando a partir das 16h. O programa “Último Lance” e a reprise do duelo fecharão a cobertura completa na TNT.
Para a decisão, a equipe da TNT Sports conta com a apresentadora Taynah Espinoza, o narrador André Henning, os comentaristas Vitor Sergio Rodrigues e Bruno Formiga, e os correspondentes Arthur Quezada, Marcelo Bechler, Clara Albuquerque e Fred Caldeira.
Os especialistas têm à disposição um estúdio panorâmico, montado dentro do Estádio Olímpico de Istambul, palco da decisão, e fazem entradas ao vivo nas programações do canal TNT e da HBO Max.
Entre as atrações dos canais da Warner Bros. Discovery para esta decisão estariam os ex-jogadores Adriano Imperador, ídolo da Internazionale, e Alex, ex-Fenerbahçe, reconhecido como um dos maiores craques da história do futebol turco. Ambos foram escolhidos como embaixadores de HBO Max e TNT Sports. No entanto, apenas Alex participou da cobertura, uma vez que Adriano se atrasou para embarcar para a Turquia e acabou perdendo o contrato.
Estratégia
Já faz algum tempo que os grandes eventos esportivos se converteram em trunfos imensos para as emissoras na disputa pela audiência. Tanto é verdade que, no ano passado, os melhores índices foram alcançados justamente nas transmissões de esportes ao vivo. O recorde na TV aberta, por exemplo, ficou por conta do jogo Brasil x Coreia do Sul, pelas oitavas de final da Copa do Mundo 2022, com 53 pontos de média e e picos de 55 para a Globo.
À época, segundo a Kantar Ibope Media, cada ponto de audiência no Painel Nacional de Televisão (PNT) equivalia a 258.821 domicílios e 713.821 pessoas.
Na TV por assinatura, os eventos esportivos também fazem a diferença na audiência. No ano passado, a transmissão da vitória do Equador sobre o Catar por 2 a 0, no jogo de abertura do Mundial, teve mais de 2,3 milhões de telespectadores sintonizados no Sportv, que detinha a exclusividade do evento na televisão por assinatura. Isso representou 98% de participação na audiência alcançada por todos os canais esportivos da TV paga brasileira no horário.