A final da Euro Feminina 2022 entrou para a história em diversos aspectos. Dentro de campo, a Inglaterra levantou a taça pela primeira vez ao bater a Alemanha por 2 a 1 na prorrogação e fez a festa da torcida anfitriã no Estádio de Wembley. Fora dele, a audiência conquistada também bateu recorde, e a partida se tornou a mais assistida de todos os tempos no Reino Unido quando o assunto é futebol feminino.
Ao todo, as plataformas da BBC, emissora pública do país, alcançaram 23,3 milhões de visualizações, sendo 17,4 milhões no canal de televisão (BBC One) e 5,9 milhões no streaming (iPlayer e BBC Sport).
Para se ter uma ideia do tamanho do feito da modalidade neste domingo (31), o recorde anterior era de 11,7 milhões de visualizações na semifinal da Copa do Mundo Feminina de 2019, quando as inglesas foram derrotadas pelos Estados Unidos por 2 a 1. De uma vez só o número dobrou.
“Estamos incrivelmente orgulhosos de termos defendido o futebol feminino e emocionados por podermos trazer um momento esportivo tão especial para o público. Este foi o jogo de futebol feminino mais assistido na televisão do Reino Unido de todos os tempos e a transmissão mais assistido em 2022 até agora. Merecidamente. Todos na BBC estão encantados com a vitória e por poder compartilhar isso com o público”, celebrou Tim Davie, diretor geral da BBC.
E as façanhas alcançadas pela Euro 2022 não param por aí. A edição foi a mais assistida da história em todo o mundo, com uma média de 18.544 espectadores e uma audiência combinada de 574.875 pessoas. O recorde total anterior era de 240.555, estabelecido em 2017. Mais um número que mais do que dobrou.
Para fechar, a final deste domingo (31) entre inglesas e alemãs atraiu 87.192 espectadores ao Estádio de Wembley. Trata-se do maior público já visto entre todos os jogos de todas as edições da Euro, não só da feminina como também da masculina.