Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Marca inédita

Flamengo "bomba" no digital e chega a 46 milhões de inscrições nas redes sociais

Com título da A2 do Paulistão, Portuguesa teve maior crescimento proporcional do país em abril

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 05/05/2022, às 08h00 - Atualizado às 08h04

Flamengo, de Arrascaeta, alcançou a marca inédita de 46 milhões de inscritos nas cinco principais redes sociais somadas - Marcelo Cortes / Flamengo
Flamengo, de Arrascaeta, alcançou a marca inédita de 46 milhões de inscritos nas cinco principais redes sociais somadas - Marcelo Cortes / Flamengo

O Ibope Repucom divulgou, nesta quarta-feira (4), o Ranking Digital dos Clubes Brasileiros atualizados com os dados relativos ao mês de abril. Ao todo, os 50 clubes considerados no estudo acumularam um total de 2,9 milhões de seguidores novos nas redes sociais analisadas (Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e YouTube).

O principal destaque foi o Flamengo. O clube carioca acumulou mais 406 mil novas inscrições e ultrapassou a marca de 46 milhões no combinado das cinco plataformas. O crescimento mensal teve ênfase especialmente no Instagram (sendo o primeiro clube a bater 13 milhões de seguidores) e no Twitter (com mais de 9 milhões de seguidores).

A segunda colocação de abril ficou com o Corinthians, com mais de 380 mil novas inscrições. O clube chegou a 7 milhões de seguidores no Instagram, o que ajudou a ultrapassar a barreira de 28 milhões no combinado das cinco plataformas, ainda muito distante do líder Flamengo.

O Top 5 de abril ainda teve Palmeiras (290 mil novas inscrições), Vasco (250 mil novas inscrições) e São Paulo (150 mil novas inscrições). O Palmeiras liderou o crescimento no YouTube (30 mil novos inscritos), enquanto o Vasco liderou no TikTok (200 mil novos inscritos, quase 80% do total do crescimento do clube no mês).

O ranking ainda destacou alguns outros clubes em abril. Um deles foi a Portuguesa, que se sagrou campeã da Série A2 do Campeonato Paulista e, com isso, angariou 65 mil novas inscrições, o que representou um crescimento de 14% na base digital da equipe paulista. Proporcionalmente, foi o maior crescimento entre todos os 50 clubes monitorados.

Apesar de estar na Série C do Campeonato Brasileiro e ter começado mal o torneio, o Vitória surpreendeu e liderou o crescimento no Facebook, com 22 mil novas inscrições. Vale destacar também o Ceará (que bateu 1 milhão de seguidores no Instagram), o Santos (que alcançou a marca de 3 milhões de seguidores no Twitter) e o Íbis (que ultrapassou o Figueirense e entrou para o grupo dos 25 clubes brasileiros com maior base digital).

Veja abaixo o Top 20 do ranking digital atualizado com os dados de abril:

Divulgação / Ibope Repucom