Flamengo, Corinthians e Série A do Brasileirão são destaques no ranking global de valor digital de fãs

Corinthians é um dos destaques do relatório da Horizm - Rodrigo Coca / Corinthians

Donos das duas maiores torcidas do país, Flamengo e Corinthians são destaques no relatório “Digital Value of Fans” (“Valor Digital de Torcedores”, em tradução livre), elaborado pela empresa espanhola de inteligência digital Horizm, que analisou um universo envolvendo mais de 12 mil titulares de direitos e marcas e 11 milhões de postagens em redes sociais, além de haver rastreado mais de 1 trilhão de impressões de usuários dessas plataformas, tudo isso ao longo de 2023.

Os dois clubes são os únicos da América do Sul elencados em rankings do relatório. No quesito audiência, por exemplo, o Flamengo aparece em 16º lugar, com 57.571.265 de seguidores no período analisado, enquanto o Corinthians está na 25ª posição, com 35.781.781 de fãs.

Esse ranking, que é liderado pela dupla espanhola Real Madrid (primeiro colocado, com 357.858.639 de seguidores) e Barcelona (segundo, com 335.581.986), demonstra a força do futebol junto ao público das redes sociais. Das 25 equipes que constam na lista, apenas cinco não são dessa modalidade: Golden State Warriors e Los Angeles Lakers, da NBA; os times indianos de críquete Chennai Super Kings e Mumbai Indians; e a escuderia Mercedes, de Fórmula 1.

Apesar de não liderar, a Premier League, competição nacional de futebol mais rica e badalada do planeta, é a que mais possui representantes nesse ranking de audiência, com seis times: Manchester United, Manchester City, Chelsea, Liverpool, Arsenal e Tottenham.

Valor gerado

No ranking de valor gerado, o Flamengo aparece em 13º lugar, com € 38.855.320 (R$ 210.836.737,38, pela cotação atual) obtidos por meio de suas atividades nas plataformas digitais. O Corinthians aparece em 15º, com € 34.403.072 (R$ 186.677.949,29).

Flamengo e Corinthians conseguiram superar, nesse quesito, gigantes europeus como Bayern de Munique, Juventus, Milan, Internazionale e Atlético de Madrid.

A lista é liderada pelo Manchester United, que, em 2023, apresentou um valor gerado de € 139.804.232 (R$ 758.605.723,68), seguido pelo Real Madrid, com € 129.925.933 (R$ 705.004.097,64).

Valor por torcedor

O grande destaque da dupla brasileira no relatório da Horizm fica por conta do ranking de valor gerado por torcedor. Nesse quesito, o Corinthians aparece em terceiro lugar, com índice de € 0,96 (R$ 5,21) por fã, atrás apenas do Galatasaray (€ 1,30) e da Mercedes (€ 1,07).

Já o Flamengo aparece na sétima colocação, com índice de € 0,67 (R$ 3,64), ficando logo abaixo do Golden State Warriors (€ 0,82), mas imediatamente acima do Manchester United (€ 0,65).

A pior colocação entre os times listados foi a do Atlético de Madrid, com um total de apenas € 0,15 (R$ 0,81) gerado por torcedor.

Brasileirão também se destaca

O relatório da Horizm mostra que as 25 principais ligas e competições esportivas analisadas possuíam um total de 5 bilhões de seguidores e acumularam € 3,5 bilhões em valor gerado ao longo de 2023.

A Série A do Brasileirão é a competição nacional da América do Sul que mais se destaca no relatório em todos os quesitos considerados.

Quando o assunto é audiência nas redes, o Campeonato Brasileiro está em sétimo lugar, com 233.813.155 de seguidores, superando a Bundesliga, oitava colocada, com 218.000.558.

Outras competições sul-americanas que aparecem no ranking são a Liga Profesional de Fútbol (16ª), da Argentina, com 79.089.122 de fãs, e a Liga Betplay Dimayor (25ª), da Colômbia, com 29.749.469.

Das 25 competições listadas nesse ranking, 19 são de futebol. A liderança é da Premier League, que tem 952.053.228 de fãs, seguida pela LaLiga, com 876.019.850. Entre as demais modalidades, as melhores colocações são de: NBA (3ª), com 486.362.273 de seguidores; NFL (5ª), com 272.090.385; e Indian Premier League (9ª), competição de críquete da Índia, com 207.597.487. A Fórmula 1 aparece em 10º lugar, com 164.204.793.

No ranking de valor gerado nas redes ao longo do ano, a Série A do Brasileirão aparece na sexta posição, com € 253.215.239 (R$ 1.373.996.529,86), acima de competições como Fórmula 1 (€ 157.049.151), Serie A da Itália (€ 112.560.369) e Bundesliga (€ 79.108.593).

A liderança, neste caso, também é da Premier League, com € 541.939.406 (R$ 2.940.671.604,84), seguida pela NFL, com € 530.694.371 (R$ 2.879.653.795,92).

Já no ranking de valor gerado por torcedor, a Série A do Brasileirão também está em sexto lugar, com índice de € 1,08 (R$ 5,86), um pouco abaixo da Barclays Women’s Super League, liga de futebol feminino da Inglaterra, com € 1,09, e logo acima da Liga Betplay Dimayor, com € 0,97. No topo dessa lista está a NFL, com € 1,95.

Quando o assunto é geração de conteúdo, tanto o Campeonato Brasileiro quanto o Corinthians e o Flamengo foram os que mais se destacaram. Os clubes, por exemplo, ultrapassaram a marca de 21 mil posts, com uma média de engajamento na casa dos 9%.

Já a Série A do Brasilerão ultrapassou 280 mil publicações, obtendo uma taxa de engajamento também em torno dos 9%.

Atletas

Atualmente, cinco pessoas no mundo acumulam mais de 500 milhões de seguidores nas redes sociais, sendo que duas delas são esportistas. O líder absoluto é Cristiano Ronaldo, com 898.145.181 de fãs nas plataformas em que está presente.

O outro atleta que aparece bem no ranking é Lionel Messi, com seus 616.977.621 de seguidores. O argentino é o terceiro colocado na lista, atrás da atriz e cantora Selena Gomez, que tem 678.907.117.

O ranking das 25 personalidades mais influentes nas redes sociais conta com apenas outros dois esportistas. Um deles é o brasileiro Neymar (13º), com sua legião de 410.438.589 pessoas espalhadas por diferentes plataformas. O outro é o astro indiano do críquete Virat Kohli (16º), com 378.424.221.

O quarteto lidera a lista dos atletas mais populares nas redes sociais, que conta ainda com outros três brasileiros entre os 25 mais seguidos: Ronaldinho Gaúcho (6º), com 171.893.811 de fãs; Marcelo (13º), com 123.589.750; e Kaká (18º), com 92.253.076.

Cristiano Ronaldo está no topo do ranking dos atletas que mais geraram valor nas redes em 2023, com € 164.806.450 (R$ 894.272.758,99). Ele é seguido por Messi, com € 73.478.520 (R$ 398.709.145,22), e Neymar, com € 28.319.901 (R$ 153.669.446,81).

Ronaldinho Gaúcho, com € 9.487.804; Marcelo, com € 3.639.917; e Kaká, com € 1.112.619, também aparecem nessa lista, que conta ainda com Luis Suárez (€ 5.220.335), que disputou o Brasileirão 2023 pelo Grêmio, e James Rodríguez (€ 2.047.614), do São Paulo.

Cristiano Ronaldo ainda é o primeiro colocado no ranking de valor gerado por fã, com um índice de € 0,18 (R$ 0,98), contra € 0,12 de Messi, segundo na lista. Nesse quesito, Neymar aparece apenas na oitava posição, com € 0,07.

Marcas

O estudo identificou mais de 4 mil marcas ativadas digitalmente no esporte no decorrer do ano passado, gerando € 678 milhões (R$ 3,678 bilhões) em valor.

O setores de mídia e entretenimento, com € 118.024.756 (R$ 640.425.931,01), e de vestuário, com € 78.970.879 (R$ 428.511.783,63), foram os que mais investiram. Juntos, os dois segmentos responderam por 15% do total.

A EA Sports (que, dentre outras propriedades de patrocínio esportivo, detém os namings rights da LaLiga) foi, de longe, a marca com o maior número de postagens (23.836), impressões (6,7 bilhões) e valor gerado (€ 28.276.599) no período analisado.

A segunda marca que mais gerou valor em suas ativações relacionadas a esporte nas redes foi a Red Bull, com € 22.617.591. Para alcançar essa cifra, a especialista em bebidas energéticas precisou de “apenas” 5.881 publicações, que resultaram em 3,1 bilhões de impressões nas plataformas digitais.

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