A farmacêutica Pfizer Brasil e o Flamengo aproveitaram a enorme repercussão em torno da final da Copa do Brasil, disputada na noite desta quarta-feira (19), contra o Corinthians, e vencida pelo rubro-negro nos pênaltis, para realizar uma campanha de conscientização sobre a importância da vacinação contra a Covid-19.
Para isso, marca e clube usaram a braçadeira de capitão do Flamengo, que teve o tradicional “C” substituído pelo desenho de um curativo, como o que é colocado nos braços de quem toma vacina.
“A ação nasceu de uma coincidência de significado da proximidade entre o local de aplicação da vacina e o uso da braçadeira de capitão. Ambos são símbolos de responsabilidade coletiva, e essa ação é em prol da causa que trouxe o futebol de volta aos estádios: a vacinação”, afirmou Lucila Mouro Paraguassu, diretora da área de Covid-19 da Pfizer Brasil.
Responsabilidade
A campanha foi denominada de “Braçadeira da Responsabilidade” e trouxe o depoimento do ex-lateral Júnior, que foi transmitido nos telões do Maracanã. A ideia da empresa é repetir a mensagem no próximo confronto entre Flamengo e Corinthians, em 2 de novembro, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro.
Também foram realizadas ações de engajamento nas redes sociais do Flamengo, do ídolo Júnior e também nas da Pfizer. A campanha surgiu da percepção da empresa de que o interesse das pessoas pelas vacinas vem caindo nos últimos tempos. O objetivo é conscientizar a população para que busque as doses de reforço.
“A braçadeira de capitão e a marca da vacinação ficam na mesma região do braço, mas as coincidências não param por aí, porque tanto a braçadeira quanto a marca da vacinação representam a responsabilidade de pensar no coletivo. Essa analogia ajuda as pessoas a entenderem a mensagem, e estamos felizes com o resultado”, resumiu Paulo Salles, diretor de criação associado da Ogilvy Brasil, agência responsável pelo desenvolvimento da campanha.