O Fluminense conquistou, pelo segundo mês seguido, o maior crescimento em suas contas oficiais nas principais redes sociais seguidas pelos brasileiros, segundo o Ranking Digital dos Clubes Brasileiros elaborado pelo Ibope Repucom. Para novembro, um dos trunfos do Tricolor das Laranjeiras foi a conquista do título inédito da Libertadores, após a vitória sobre o Boca Juniors por 2 a 1.
A equipe carioca acumulou 353 mil novas inscrições em suas redes sociais. No TikTok, o Fluminense alcançou a marca dos 2 milhões de seguidores e está entre os cinco clubes nacionais com mais fãs na plataforma.
Com o desempenho do último mês, o Fluminense ultrapassou a marca dos 8 milhões no geral, fortalecendo sua posição entre as dez maiores bases digitais entre os times do país.
Segundo o ranking do Ibope Repucom, os 50 principais clubes brasileiros acumularam 1,9 milhão de novos seguidores no mês passado. Além do Fluminense, quem mais se destacou foram Flamengo, Palmeiras, Grêmio e Corinthians. Juntos, os cinco times foram responsáveis por cerca de 1,3 milhão de novos seguidores no mês ou 65% entre os clubes nacionais.
Flamengo e Palmeiras
Mesmo sem levantar taça em 2023, o Flamengo obteve o segundo melhor desempenho de novembro ao somar cerca de 344 mil novas inscrições em suas contas oficiais. Com esse resultado, o time rubro-negro atingiu a marca dos 57 milhões de adesões em seus perfis sociais, ampliando sua liderança no ranking geral. O Instagram foi responsável por 55% do crescimento da equipe.
Já o Palmeiras, que pode confirmar o bicampeonato do Brasileirão nesta quarta-feira (6), foi o terceiro time que mais cresceu, somando 264 mil novos apoiadores, o que contribuiu para chegar nos 19 milhões de inscritos em suas redes sociais.
O clube viu mais da metade dos novos seguidores chegarem por meio do perfil no Instagram, além de ter conquistado a marca dos 3 milhões de inscritos no TikTok. Atualmente, o time alviverde possui a terceira conta mais seguida no TikTok entre os clubes brasileiros.
Grêmio e Corinthians
O Grêmio ocupou a quarta posição em volume de crescimento no último mês. Foram 191 mil novos seguidores no combinado de suas contas oficiais. O Tricolor Gaúcho conseguiu quase a totalidade de suas novas adesões nos perfis oficiais no Instagram e no TikTok.
O Corinthians, por sua vez, fechou o Top 5 dos maiores resultados do mês passado ao registrar 102 mil novos admiradores no acumulado de suas plataformas. O clube centralizou 85% do desempenho mensal no Instagram.
Série B
O Vitória, campeão da Série B de 2023, somou mais de 94 mil novos adeptos em novembro e bateu a marca dos 4 milhões entre todos os seus perfis. O time baiano conquistou o título da Segundona em 2023, sua primeira conquista em nível nacional, e o acesso à Série A do Brasileirão em 2024, após uma ausência de seis anos da elite.
Juventude e Criciúma, que também garantiram acesso à Série A em 2024, ganharam uma posição cada no ranking geral. O Criciúma, inclusive, conquistou a maior taxa de crescimento, com uma evolução de 7,6% apenas em novembro.