A Federação Paulista de Futebol (FPF) estreou, nesta terça-feira (12), uma tecnologia de câmeras corporais em árbitras. A iniciativa tem como objetivo evoluir a experiência de consumo das partidas organizadas pela entidade.
A câmera possibilita que os torcedores possam acompanhar lances do jogo através do ponto de vista dos árbitros. Todas as transmissões das competições da FPF terão acesso ao recurso, já que a produção é realizada pela entidade, que envia o sinal pronto para as emissoras detentoras dos direitos.
A estreia da tecnologia aconteceu no duelo entre Corinthians e Ferroviária, válido pela 6ª rodada do Paulistão Feminino 2025. A árbitra principal, Jéssica Aparecida Milani, foi a primeira a utilizar o equipamento em competições nacionais.
Recentemente, o teste de uso de câmeras corporais em árbitros foi aprovado pela International Football Association Board (Ifab), órgão que regulamenta as regras do futebol. A expansão das experiências foi aprovada após o sucesso da iniciativa durante a Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025.
As câmeras nos árbitros têm o potencial de tornar as transmissões mais dinâmicas e gamificadas, característica muito valorizada pelas novas gerações. Além disso, gera maior clareza sobre as decisões tomadas dentro de campo, que são frequentemente alvos de críticas no futebol brasileiro.