FPF expande Copinha Feminina e anuncia 2ª edição com 20 equipes

Copinha Feminina 2024 será disputada entre os dias 28 de novembro e 15 de dezembro - João Loureiro / Agência Paulistão

A Federação Paulista de Futebol (FPF) lançou, nesta terça-feira (10), a 2ª edição da Copinha Feminina Sicredi. A competição de base será realizada em São Paulo (SP), entre os dias 28 de novembro e 15 de dezembro, com 20 clubes de oito estados.

O número de equipes representa um acréscimo de cinco clubes em comparação com a edição de estreia da Copinha Feminina, disputada em 2023. Palmeiras, Red Bull Bragantino, Sport, Vila Nova e Centro Olímpico Brasileiro foram adicionados à competição.

A expansão impactou a quantidade de locais que receberão o torneio, que passa a contar com cinco sedes. Além dos estádios do Canindé, Nicolau Alayon, Rua Javari e Ibrachina Arena, o Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (Ceret), localizado na capital paulista, também terá partidas da Copinha Feminina.

“Agradecemos a Prefeitura de São Paulo por acreditar e nos ajudar a fazer uma competição desse porte na cidade. Estamos ainda maiores, com mais participantes, e isso mostra o quanto o futebol feminino está evoluindo”, disse Ana Lorena Marche, diretora de futebol feminino da FPF.

“É um resultado não só da FPF, mas dos clubes. Essa competição é de vocês [clubes], porque estão ofertando cada vez mais estrutura para que as meninas possam evoluir”, acrescentou.

Grupos

O Grupo A, que terá seus jogos sediados no Canindé, tem Corinthians, Centro Olímpico Brasileiro, Cruzeiro e Fortaleza. No Grupo B, que jogará no Estádio Nicolau Alayon, estão Santos, Fluminense, América-MG e Sport.

Na Rua Javari, jogarão Palmeiras, Flamengo, Minas Brasília e Botafogo-PB, que formam o Grupo C. Ferroviária, Botafogo, Grêmio e Vitória se enfrentarão pelo Grupo D, na Ibrachina Arena.

Por fim, o Grupo E, que será realizado no Ceret, localizado no bairro do Tatuapé (zona leste de São Paulo), contará com São Paulo, Red Bull Bragantino, Internacional e Vila Nova.

Formato

Por conta do acréscimo de quatro equipes, o formato de disputa da Copinha Feminina passou por uma pequena alteração. Com um grupo a mais, a edição de 2024 terá quartas de final e novos critérios de classificação na fase de grupos.

As quartas de final terão os líderes de cada grupo e os três melhores segundos colocados. No ano passado, apenas quatro equipes se classificavam para os mata-matas, diretamente para as semifinais.

Todas as fases dos mata-matas (quartas de final, semifinais e final) serão decididas em jogo único. A partida que definirá o campeão será a única que terá árbitro de vídeo (VAR).

Sair da versão mobile