Pular para o conteúdo

França usa trends e timing no TikTok para se consolidar como perfil mais seguido entre as seleções

Seleção francesa alcançou 48,8 milhões de seguidores no total, sendo 3,2 milhões de novos inscritos desde julho de 2024

França lidera o ranking digital de seleções de futebol - Reprodução / TikTok (@equipedefrance)

A seleção francesa se consolidou como o principal perfil de seleções ao transformar o TikTok em uma das principais plataformas de relacionamento com os fãs. No último levantamento do Ibope Repucom, a França alcançou 48,8 milhões de seguidores no total, sendo 3,2 milhões de novos inscritos desde julho de 2024. Para se ter uma ideia, 60% desse avanço veio do TikTok, com o uso massivo de trends e assuntos em alta. Veja abaixo três exemplos:

Um dos vídeos de maior alcance da conta foi o da chegada dos jogadores para a rodada das Eliminatórias Europeias de outubro, focando nas vestimentas de nomes como Jules Koundé, Manu Koné e Lucas Chevalier, estilosos e com direito a sobretudo, totalmente contrapostos à simplicidade do volante N’Golo Kanté, que ultrapassou 3,1 milhões de visualizações (assista ao vídeo).

Para já entrar em clima de Natal, em dezembro, o perfil compilou cortes dos jogadores escolhendo presentes para a data uns para os outros em tom de brincadeira, como Ousmane Dembélé dando uma mamadeira a Kylian Mbappé, vídeo que ajudou a gerar mais de 422 mil visualizações (assista ao vídeo).

Outro pilar foi a leitura ágil das trends. Ao entrar na Whitney Houston Challenge (que soma mais de 218 mil vídeos na plataforma apenas no efeito usado pela conta), a federação colocou Kessya Bussy, jogadora da seleção feminina, no desafio, alcançando quase 500 mil visualizações (assista ao vídeo).

E o Brasil?

O Brasil segue forte no combinado geral, aparecendo em terceiro com 38,4 milhões de seguidores e mostrando estabilidade relevante, principalmente nos canais tradicionais. A seleção canarinho lidera no Facebook, é vice-líder no Instagram e tem presença consistente no YouTube. O crescimento recente de 1,2 milhão de seguidores se concentrou quase integralmente no Instagram, o que confirma o domínio na audiência nessa rede social, mas também uma dependência maior das plataformas mais consolidadas.

É justamente no TikTok, porém, que a diferença é maior. Enquanto França, Portugal e Argentina impulsionam grande parte dos seus ganhos na plataforma, o Brasil somou apenas cerca de 700 mil seguidores, o menor desempenho entre as 11 seleções mais relevantes do ranking.

O conteúdo desta publicação foi retirado da newsletter semanal Engrenagem da Máquina, da Máquina do Esporte, feita para profissionais do mercado, marcas e agências. Para receber mais análises deste tipo, além de casos do mercado, indicações de eventos, empregos e mais, inscreva-se gratuitamente por meio deste link. A Engrenagem conta com uma nova edição todas as quintas-feiras, às 9h09.