Fundo Soberano adquire os quatro principais clubes de futebol da Arábia Saudita

Fundo soberano adquire os quatro principais clubes da Arábia Saudita

Al-Nassr, Al-Ittihad, Al-Hilal e Al-Ahli foram os clubes adquiridos pelo PIF - Reprodução / Twitter (@PIF_en)

O Fundo de Investimento Público (PIF, na sigla em inglês) da Arábia Saudita anunciou, nesta segunda-feira (5), a compra dos quatro principais clubes do Campeonato Saudita de Futebol: Al-Nassr (de Cristiano Ronaldo), Al-Ittihad, Al-Hilal e Al-Ahli. Este último é líder da segunda divisão do campeonato local. Juntos, esses quatro times possuem 39 títulos da Saudi Pro League (SPL), que está em sua 48ª temporada.

Os investimentos fazem parte da estratégia do governo da Arábia Saudita de dar visibilidade à sua liga nacional para fortalecer a candidatura da Arábia Saudita a sede da Copa do Mundo de 2030, que já tem CR7 como seu principal embaixador. Outra das estratégias do país é oferecer salários astronômicos para atrair mais estrelas do futebol mundial para atuarem na liga local.

O principal alvo atual é o argentino Lionel Messi, que recentemente deixou o PSG. O atacante Karim Benzema, ex-Real Madrid, é outro que jogará nos gramados do país. O francês assinou um contrato de três anos com o Al-Ittihad, em um acerto anunciado nesta terça-feira (6).

A estratégia com os times sauditas também é para promover visibilidade internacional. De acordo com um comunicado nas redes sociais do Fundo Soberano, os clubes “foram transformados em empresas, cada uma delas sendo de propriedade do PIF e de fundações sem fins lucrativos para cada clube”.

Ainda segundo o comunicado, o PIF está em contato com o Ministério do Esporte saudita para tratar “todos os procedimentos regulatórios necessários para concluir as transferências dos clubes para suas novas estruturas como empresas recém-fundadas”.

O acordo prevê que o PIF terá 75% de participação em cada um dos quatro clubes, indicando controle majoritário nas novas empresas, enquanto 25% pertencerão às fundações que se apresentarem para compor os investimentos.

O comunicado termina com uma mensagem de otimismo: “A transferência dos quatro clubes abrirá várias oportunidades comerciais, incluindo investimentos, parcerias e patrocínios em vários esportes”.

Projeto

Vale destacar que os clubes da SPL já são patrocinados, em sua maioria, por empresas subsidiárias do PIF. Com os recentes investimentos em diversos setores do esporte, o anúncio não é exatamente uma surpresa, mas sim parte de um projeto para inserir definitivamente a Arábia Saudita no mapa da indústria esportiva mundial.

A compra dos quatro principais clubes do país simboliza uma possível estatização do futebol local. No entanto, isso pode gerar atritos dentro e fora dos campos.

Com os demais clubes recebendo consideravelmente menos investimentos nas próximas temporadas, isso pode resultar em um campeonato previsível e afastar os fãs de outras partes do mundo do consumo de produtos da SPL.

Entre os quatro clubes recentemente adquiridos, no entanto, pode ser que existam conflitos dentro de campo. A Uefa, por exemplo, proíbe que mais de um clube seja propriedade do mesmo investidor, exatamente para evitar favorecimentos e garantir a integridade das competições. Será interessante observar como as autoridades esportivas lidarão com essa situação e buscarão garantir um ambiente competitivo no futebol da Arábia Saudita.

Sair da versão mobile