Campeão da Copa do Brasil, Corinthians ou Flamengo, terá prêmio total de R$ 76,8 milhões

Na noite desta quarta-feira (19), às 21h45, Flamengo e Corinthians irão a campo em busca do título da edição 2022 da Copa do Brasil. Além do troféu do torneio nacional promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os dois clubes também estão de olho na premiação milionária que será paga ao time vencedor.  

Pela campanha até as semifinais, as equipes garantiram R$ 16,8 milhões. Mas Flamengo e Corinthians podem aumentar ainda mais os valores dessas cifras.  

A final terá um prêmio de R$ 60 milhões para o campeão. Dessa forma, o título da Copa do Brasil poderá render R$ 76,8 milhões a paulistas ou cariocas. E o vice-campeão não ficará de mãos vazias. Está previsto o pagamento de R$ 25 milhões ao segundo colocado, totalizando R$ 41,8 milhões.  

Diferença para o Brasileirão

O valor que será pago ao campeão da Copa do Brasil representa quase o dobro do prêmio da Série A do Campeonato Brasileiro, que neste ano será de R$ 33 milhões para o campeão. 

O detalhe curioso é que a quantia recebida pelo vencedor do Brasileirão 2022 não será muito maior do que o prêmio do segundo colocado (R$ 31,3 milhões).  

Esses detalhes podem criar no torcedor a falsa impressão de que a Copa do Brasil possa ser uma competição mais rentável para os clubes. Essa ideia, porém, é equivocada. No fim das contas, mesmo com premiação menor para o campeão, o Campeonato Brasileiro continua a ser muito mais vantajoso financeiramente para os times.  

Como funciona a premiação

A premiação da Copa do Brasil engloba os direitos de TV e comerciais da competição. Os primeiros pertencem à CBF, enquanto os segundos são explorados pela agência de marketing esportivo Klefer, que depois os repassa à entidade. Os valores pagos aos clubes na forma de prêmios, na medida em que avançam no torneio, são obtidos a partir dessas duas fontes de renda.  

No caso do Brasileirão, a CBF não participa da negociação dos direitos de transmissão, que é feita individualmente por cada clube. A entidade negocia algumas questões comerciais, como o naming rights do campeonato, que hoje é da rede atacadista Assaí. É com o dinheiro arrecadado nesse tipo de parceria que a instituição garante recursos para premiar os times no Campeonato Brasileiro.  

Quando se leva em conta o valor que os clubes faturam com direitos de transmissão, o Brasileirão ganha de lavada em matéria de rentabilidade. Apenas no pay-per-view, Flamengo e Corinthians, donos das duas maiores torcidas do país, faturarão neste ano, respectivamente, R$ 160 milhões e R$ 110 milhões.  

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