A Gatorade deu início a uma plataforma proprietária de conteúdos esportivos com uma ação que promoveu o reencontro de Renato Gaúcho e Edmundo. Os ex-jogadores foram colocados em um desafio de futevôlei como parte da nova campanha da marca: “Se é pra valer, é valendo Gatorade”.
A narrativa da ativação resgata uma matéria da ESPN, intitulada “Ratos de Praia”. Produzida pelo veículo em 1997, a reportagem mostrou a realidade dos atletas profissionais de futebol enquanto aproveitavam as areias da Praia do Leme, no Rio de Janeiro (RJ).
À ocasião, Edmundo e Renato Gaúcho haviam se desentendido com seus respectivos clubes e, ao invés de treinar, passavam a maior parte do tempo jogando futevôlei. O ato de rebeldia se destacou como uma das histórias famosas do futebol brasileiro.
Comandada pelo repórter Cícero Mello, a matéria foi recheada de declarações polêmicas, reclamações e descontração. Mesmo depois de tanto tempo, as frases ditas ainda reverberam nas redes sociais. Diante disso, a Gatorade promoveu o reencontro da dupla no mesmo cenário. A marca criou um desafio de futevôlei de dois sets, valendo a “Taça Gatorade”. Edmundo venceu a disputa.
“Temos uma ligação muito forte com o universo esportivo, e nosso maior objetivo é fortalecer a conexão genuína que temos com nossos consumidores, que, de fato, enxergam Gatorade como uma recompensa, após uma vitória árdua e suada”, explicou Jorge Natteri, diretor de marketing da Gatorade no Brasil.
Cícero Mello e a equipe da ESPN também estiveram presentes para reconstruir a reportagem e mostrar os detalhes da disputa, com direito a recriar declarações e relembrar os velhos tempos. A campanha foi veiculada em três edições do programa SportsCenter.
Plataforma
Além da cobertura da ESPN e conteúdos produzidos para as redes sociais proprietárias da marca, a plataforma também conta com um time de influenciadores digitais montado com o objetivo de ampliar o alcance das campanhas e criar conversas relevantes no Instagram e no TikTok.
Entre os nomes estão os influenciadores Igor Rodrigues, Andrey Raychtock, Amanda Orestes e Maria Clara Baldassarini, além das páginas “Se Ficar Puto é Pior” e “Doentes por Futebol”.
“Este é o início de uma plataforma que será desenvolvida ao longo dos próximos meses para nos apropriarmos dessa cultura entre quem pratica atividades físicas, além de incentivar o consumo do produto para repor líquidos e eletrólitos e manter o corpo hidratado”, concluiu Jorge Natteri.