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GeTV ressuscita “Você Decide” e deixará público escolher qual clássico do Brasileirão será exibido

Estratégia, que já vem sendo usada em plataformas de teledramaturgia e entretenimento do grupo, busca ampliar a interação com o público

Enquete da GeTV no YouTube já conta com 204 mil votos - Reprodução / YouTube (@getv)

A GeTV decidiu delegar aos espectadores a missão de definir a programação do canal para a próxima semana.

A plataforma de streaming esportivo do Grupo Globo lançou uma enquete no YouTube, para a escolha do clássico a ser exibido na 28ª rodada da Série A do Brasileirão.

As opções são entre Santos x Corinthians e Atlético-MG x Cruzeiro. As duas partidas ocorrerão na quarta-feira que vem (15), a partir das 21h30 (horário de Brasília).

Até o momento, a enquete conta com 204 mil votos. O clássico paulista lidera com 56% da preferência dos participantes.

Será possível votar até sexta-feira (10), às 10h30. O anúncio do jogo escolhido ocorrerá após o amistoso entre Coreia do Sul e Brasil, que também será transmitido ao vivo pela GeTV.

O poder dos “fandoms”

O uso desse tipo de votação para decidir a programação da plataforma é parte da estratégia da GeTV para ampliar a interação com o público, em um momento em que o canal da Globo ainda procura se consolidar como uma alternativa à CazéTV no streaming.

A ideia é usar a força das imensas bases de torcedores dos clubes para ampliar o engajamento no próprio canal da GeTV no YouTube.

Embora a plataforma esportiva digital do grupo esteja ainda engatinhando (começou a operar no modelo atual há cerca de um mês), o poder das votações que mobilizam “fandoms” (comunidades de pessoas com um interesse em comum, que compartilham valores, criam conteúdo e interagem on-line e off-line) com milhões de indivíduos está longe de representar uma novidade para o Grupo Globo.

Esse fenômeno costuma demonstrar sua força nas eliminações do Big Brother Brasil (BBB), um dos principais produtos da área de entretenimento da empresa. Em 2020, por exemplo, o “paredão” que reuniu os participantes Felipe Prior, Manu Gavassi e Mari Gonzalez mobilizou nada menos que 1,53 bilhão de votos no portal Gshow.

De lá para cá, o programa já registrou diversas eliminações que ultrapassaram a marca de 300 milhões de votantes.

Pode-se argumentar que algumas pessoas costumam votar várias vezes, o que acaba por impactar o resultado final. Mas isso não muda o fato de que o forte engajamento das bases de fãs faz disparar o total de acessos ao site de entretenimento do grupo, como também ajuda a tornar o BBB o grande assunto nas redes, contribuindo ainda com a própria audiência do programa na TV aberta.

Modelo antigo

A bem da verdade, o modelo que concede ao público o poder de escolha, via votação remota, é algo que, na Globo, antecede a própria popularização da internet no Brasil.

Entre 1992 e 2000, a emissora exibiu um programa semanal chamado “Você Decide”, com episódios únicos que giravam em torno de dilemas morais.

Os telespectadores eram convidados a votar para definir os desfechos para personagens que se viam atormentados por alternativas como devolver ou não uma mala de dinheiro deixada no avião ou abandonar ou não a esposa para ficar com a amante.

Em 1997, no seu auge, o programa chegou a receber 150 mil ligações por semana, em um período em que o Brasil possuía 17 milhões de linhas de telefone fixo e 4,5 milhões de celulares registrados.

Já naquela época, a ideia era utilizar a interação para atrair e reter espectadores, em um contexto de maior pressão sobre a audiência, motivada sobretudo pelo avanço de programas populares e de teor mais apelativo nas emissoras concorrentes.

De quebra, o canal ainda conseguia medir a reação do público diante de temas considerados polêmicos, para posteriormente serem trabalhados em sua dramaturgia.

Em tempos de redes sociais e de uma busca cada vez maior por interação, alcance e engajamento, as votações têm sido usadas com força em diferentes plataformas do Grupo Globo.

Em maio deste ano, por exemplo, o Globoplay Novelas, substituto do Viva, lançou uma enquete para escolher qual novela exibiria.

No caso, foi oferecida aos fãs uma “rinha de Helenas”, com a disputa entre “Laços de Família” (estrelada por Vera Fischer) e “Por Amor” (protagonizada por Regina Duarte), ambas escritas por Manoel Carlos. A votação, nesse caso, ocorreu no Gshow, estratégia que difere da adotada pela GeTV, que realiza a enquete em seu perfil no YouTube.

Atualmente, a plataforma esportiva do Grupo Globo conta com 8,39 milhões de inscritos na rede do Google, contra 22,6 milhões da CazéTV.

Em sua estreia como streaming esportivo, ocorrida no mês passado, a GeTV possuía 6,9 milhões de seguidores. O crescimento de inscritos no período foi superior a 21%.