A GeTV decidiu delegar aos espectadores a missão de definir sua programação, para a próxima semana.
A plataforma de streaming esportivo do Grupo Globo lançou uma enquete no YouTube, para a escolha do clássico a ser exibido na 28ª rodada da Série A do Brasileirão.
As opções são entre Santos x Corinthians e Atlético-MG x Cruzeiro. As duas partidas ocorrerão na quarta-feira que vem (15), a partir das 21h30 (horário de Brasília).
Até o momento, a enquete conta com 204 mil votos. O clássico paulista lidera com 56% da preferência dos participantes.
Será possível votar até sexta-feira (10), às 10h30. O anúncio do jogo escolhido ocorrerá após o amistoso entre Coreia do Sul e Brasil, que também será transmitido ao vivo pela GeTV.
O poder dos “fandoms”
O uso desse tipo de votação para decidir a programação da plataforma é parte da estratégia da GeTV para ampliar a interação com o público, num momento em que ela ainda procura se consolidar como uma alternativa à CazéTV, no streaming.
A ideia é usar a força das imensas bases de torcedores dos clubes para ampliar o engajamento no próprio canal da GeTV no YouTube.
Embora a plataforma esportiva digital do grupo esteja ainda engatinhando (começou a operar no modelo atual há cerca de um mês), o poder das votações que mobilizam “fandoms” com milhões de indivíduos está longe de representar uma novidade para o Grupo Globo.
Esse fenômeno costuma demonstrar sua força nas eliminações do Big Brother Brasil (BBB), um dos principais produtos da área de entretenimento da empresa. Em 2020, por exemplo, o “paredão” que reuniu os participantes Felipe Prior, Manu Gavassi e Mari Gonzalez mobilizou nada menos que 1,53 bilhão de votos no portal Gshow.
De lá para cá, o programa já registrou diversas eliminações que ultrapassaram a marca de 300 milhões de votantes.
Pode-se argumentar que algumas pessoas costumam votar várias vezes, o que acaba por impactar o resultado final.
Mas isso não muda o fato de que o forte engajamento das bases de fãs faz disparar o total de acessos ao site de entretenimento do grupo, como também ajuda a tornar o BBB o grande assunto nas redes, contribuindo ainda com a própria audiência do programa na TV aberta.
Modelo antigo
A bem da verdade, o modelo que concede ao público o poder de escolha, via votação remota, é algo que, na Globo, antecede a própria popularização da internet no Brasil.
Entre 1992 e 2000, a emissora exibiu um programa semanal chamado “Você Decide”, com episódios únicos que giravam em torno de dilemas morais.
Os telespectadores eram convidados votar para definir os desfechos para personagens que se viam atormentados por alternativas como devolver ou não uma mala de dinheiro deixada no avião ou abandonar ou não a esposa para ficar com a amante.
Em 1997, no seu auge, o programa chegou a receber 150 mil ligações por semana, num período em que o Brasil possuía 17 milhões de linhas de telefone fixo e 4,5 milhões de celulares registrados.
Já naquela época, a ideia era utilizar a interação para atrair e reter espectadores, em um contexto de maior pressão sobre a audiência, motivada sobretudo pelo avanço de programas populares e de teor mais apelativo, nas emissoras concorrentes.
De quebra, o canal ainda conseguia medir a reação do público diante de temas considerados polêmicos, para posteriormente serem trabalhados em sua dramaturgia.
Em tempos de redes sociais e de busca cada vez maior por interação, alcance e engajamento, as votações têm sido usada com força em diferentes plataformas do Grupo Globo.
Em maio deste ano, por exemplo, o Globoplay Novelas, substituto do Viva, lançou uma enquete para escolher qual novela iria exibir.
No caso, foi oferecida aos fãs uma “rinha de Helenas”, com a disputa entre “Laços de Família” (estrelada por Vera Fischer) e “Por Amor” (protagonizada por Regina Duarte), ambas escritas por Manoel Carlos. A votação, nesse caso, ocorreu no Gshow, estratégia que difere da adotada pela GeTV, que realiza a enquete em seu perfil no YouTube.
Atualmente, a plataforma esportiva do Grupo Globo conta com 8,39 milhões de inscritos na rede do Google, contra 22,6 milhões da CazéTV.
Em sua estreia como streaming esportivo, ocorrida no mês passado, ela possuía 6,9 milhão de seguidores. O crescimento de inscritos no período foi superior a 21%.