A Globo apresentou, nesta terça-feira (20), no Gexperience, espaço temático que a emissora montou no Shopping Market Place, na zona sul de São Paulo, o plano de cobertura da Copa do Mundo do Catar 2022. No total, 500 profissionais do grupo estarão envolvidos no trabalho, sendo 73 enviados especiais ao país do Oriente Médio.
De acordo com a emissora, haverá transmissão dos jogos por meio da Globo (TV aberta) e Sportv (TV fechada). No Globoplay (streaming), os jogos poderão ser acompanhados por meio do sinal da Globo, mesmo para quem não é assinante do serviço.
Os assinantes do Globoplay, por sua vez, terão acesso aos canais do Sportv e poderão assistir a uma transmissão alternativa comandada por Tiago Leifert, no estilo que o apresentador já fez no Amazon Prime Video durante a Copa do Brasil e o Paulistão. A transmissão de Leifert também será disponibilizada no Sportv 2 e no portal GE.
A cobertura também apostará na diversidade, com a escalação de narradoras e comentaristas na Globo e no Sportv pela primeira vez na história. O Mundial também marca a última competição que será narrada pelo veterano Galvão Bueno, de 72 anos.
No total, a Globo transmitirá 56 dos 64 jogos da Copa do Mundo. Apenas oito partidas, que ocorrerão de forma simultânea na última rodada da fase de grupos, ficarão fora do canal aberto. O Sportv, por sua vez, com mais de um canal, exibirá todos os jogos.
#TamoJuntoPelaCopa
O lema da cobertura será #TamoJuntoPelaCopa, que tem um significado especial pelo momento em que a competição ocorre, pela primeira vez no final do ano, de 20 de novembro a 18 de dezembro. A estreia do Brasil, que está no Grupo G, será no dia 24 de novembro, contra a Sérvia, às 16h (horário de Brasília).
“Esse mote tem várias interpretações. Primeiro de tudo pelo que a gente sofreu nesses dois anos, com pandemia. Porque a Olimpíada de Tóquio foi linda, mas fria, com arenas vazias. Agora, o mundo estará reunido em uma cidade, no Brasil voltará a haver multidões diante de telões”, afirmou Renato Ribeiro, diretor de esportes da Globo, que acrescentou outro marco importante para o Brasil com o Mundial da Fifa fora de época:
“A Copa acontece três semanas depois do segundo turno das eleições mais polarizadas da história do Brasil. E a gente tem certeza de que só uma Copa do Mundo é capaz de reunir o Brasil. Por isso, estamos juntos pela Copa”
Renato Ribeiro, diretor de esportes da Globo
Cobertura 4K
Pela primeira vez, a Globo transmitirá uma Copa do Mundo com tecnologia 4K, que permite uma definição muito melhor da imagem. Na Copa da Rússia, em 2018, a emissora já havia feito experiência de distribuição de sinais em 4K em alguns jogos.
“Foi uma experiência limitada [na Rússia]. Agora, teremos na Copa do Catar todos os jogos distribuídos em 4K pelo Globoplay, por algumas operadoras parceiras de TV por assinatura, para todo mundo que tiver uma televisão 4K conectada com Globoplay”, contou Raymundo Barros, diretor de tecnologia e estratégia da Globo.
Contratações
Entre as contratações para a Copa do Mundo estão atletas com larga experiência nos gramados como Kleberson (pentacampeão do mundo em 2002), Hernanes (ídolo do São Paulo), D’Alessandro (ídolo do Internacional), Zé Roberto (ex-Palmeiras e Santos), a atacante Cristiane (Santos), a volante Formiga (São Paulo) e a lateral-esquerda Tamires (Corinthians).
A cobertura noturna da Globo será encerrada com o “Central da Copa”, que terá apresentação de Alex Escobar, com participações do atacante Fred, que recentemente se aposentou dos gramados com a camisa do Fluminense, da funkeira Jojo Todynho, do humorista Marcelo Adnet e do apresentador Lucas Gutierrez, que entrará ao vivo do Catar.
Anunciantes
Para a cobertura da Copa do Mundo, o Grupo Globo fechou cotas de patrocínio com dez empresas, contando Globo (TV aberta) e Sportv (TV por assinatura). Alguns apoiadores estarão em ambos os canais.
São cotistas da Globo: Ambev (com a marca Brahma), BRF, Claro, Itaú, Magazine Luiza, Pixbet e Samsung. Compraram espaço no Sportv: Ambev, Betfair, BRF, Claro, Nubank, Prudential e Samsung. Todos os patrocinadores ganharão visibilidade no Globoplay, que trará transmissões tanto da Globo como do Sportv.
Dessas marcas, Itaú e Ambev também são patrocinadoras da seleção brasileira. A Claro fechou cota de patrocínio regional da Copa do Mundo para a América Latina. Já o Nubank acertou patrocínio regional ao Mundial da Fifa na América do Sul.
*Estagiário da Máquina do Esporte, sob supervisão de Adalberto Leister Filho