A derrota do Flamengo para o Al Hilal, da Arábia Saudita, por 3 a 2, na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa disputado no Marrocos, dobrou a audiência da Globo no Rio de Janeiro (RJ). A emissora alcançou 32 pontos, 16 a mais do que a média das quatro terças-feiras anteriores na faixa horária (das 16h às 18h07) e 58% de participação entre as TVs ligadas, um aumento de 24%, segundo o Kantar Ibope Media.
Para se ter uma ideia, foi a maior audiência da Globo em uma partida do torneio desde 21 de dezembro de 2019, quando o próprio Flamengo disputou a final contra o Liverpool e acabou derrotado por 1 a 0. À época, a partida alcançou 41 pontos na capital fluminense.
Segundo a emissora, o jogo também serviu para alavancar a audiência da faixa vespertina, das 12h às 18h, com 21 pontos de audiência e 46% de participação. Os números são os maiores registrados pela Globo desde 18 de dezembro do ano passado, data da final da Copa do Mundo do Catar.
Em São Paulo, a transmissão do jogo marcou 18 pontos de audiência e 35% de participação, um crescimento de 4 pontos e 29%, respectivamente, no comparativo com a média da faixa horária nas últimas quatro terças-feiras. Mesmo sem um time paulista em campo, a audiência superou em 20% o número alcançado na primeira semifinal da edição do ano passado, exibida pela Band, quando o Palmeiras se classificou com uma vitória sobre o Al Ahly por 2 a 0.
Na faixa vespertina, das 12h às 18h, a média na capital paulista atingiu 23 pontos e 39% de participação, a melhor marca às terças-feiras desde 4 de outubro do ano passado (24 pontos e 40% participação).
De acordo com o Kantar Ibope Media, cada ponto de audiência equivale a 268.083 domicílios e 717.088 pessoas no Painel Nacional de Televisão (PNT), que mede os 15 principais mercados do país. Na Grande São Paulo, um ponto corresponde a 76.953 residências ou 206.674 telespectadores. Já no Rio de Janeiro, representa 49.547 casas ou 125.405 indivíduos.