No último sábado (26), o Goiás comemorou 50 anos da estreia do clube no Campeonato Brasileiro. A primeira partida ocorreu em 26 de agosto de 1973, um domingo, em uma partida contra o Olaria-RJ, no Estádio Olímpico, com a presença de 9.412 torcedores. O jogo terminou empatado em 0 a 0.
Naquele ano, o Campeonato Brasileiro ainda era chamado de Campeonato Nacional de Clubes, organizado pela então Confederação Brasileira de Desportos (CBD), que só em 1979 viraria Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por exigência da Fifa.
Cinquenta anos depois, outro empate, desta vez em 1 a 1. No duelo contra o Corinthians, na Neo Química Arena, o clube esmeraldino entrou em campo com nomes simbólicos nas costas dos atuais jogadores, conforme cada posição, como uma homenagem ao elenco inaugural de 1973.
Além disso, o clube lançou um vídeo no YouTube. Em uma espécie de mesa-redonda, torcedores e três jogadores que estiveram em campo há cinco décadas (Lucinho, Matinha e Alexandre Neto) compartilharam memórias e relembraram a partida de estreia no Brasileirão.
De acordo com o Goiás, todos os ex-jogadores daquela partida foram convidados. No entanto, apenas estes três conseguiram comparecer para a gravação do especial.
“Esses jogadores foram os pioneiros das grandes campanhas esmeraldinas no torneio. Ficamos contentes em poder homenageá-los nesta data tão especial”, afirmou Paulo Rogério Pinheiro, presidente do Goiás.