A camisa de número 0 será utilizada pela primeira vez no futebol brasileiro. Em parceria com a agência End to End, a iniciativa caberá ao Grêmio, em uma ação contra o assédio focada no Carnaval 2024, que faz alusão à campanha “Grêmio pelo Zero Assédio”. O clube adotará, durante todo o ano, um posicionamento de combate à violência contra a mulher.
O escolhido para vestir a camisa inédita foi o meio-campista paraguaio Mathías Villasanti, que costuma usar o número 20. Ele entrará em campo com o número 0 às costas e a hashtag #ZeroAssédio no duelo contra o São Luiz, neste sábado (10), às 16h30 (horário de Brasília), válido pela 7ª rodada do Campeonato Gaúcho. A partida será na Arena do Grêmio.
Vale salientar ainda que, além disso, o time gaúcho também publicará uma série de vídeos e postagens sobre o tema nas redes sociais, com o intuito de auxiliar na conscientização.
“Queremos conscientizar não somente a nossa torcida, mas toda a população contra o assédio. Apesar da festa linda que é o Carnaval, sabemos que muitos casos de abuso acabam acontecendo durante o evento, por isso é a data perfeita para falarmos sobre. Para isso, encontramos, juntos com a End to End, a ideia perfeita. Estamos criando um fato inédito no futebol brasileiro, com o intuito de atrair os holofotes para a nossa campanha. É apenas o início de uma série de ações do tipo que o Grêmio realizará em 2024”, destacou Henrique Gutterres, executivo de marketing do Grêmio.
“É uma campanha extremamente necessária. Sabemos o quanto a torcida do Grêmio é gigantesca e também da influência que o clube tem no dia a dia dessas pessoas. Por isso, fazer uma ação dessas ajuda muito a trabalhar esse problema, que infelizmente ainda persiste na nossa sociedade. É um orgulho imenso poder contribuir com a instituição nessa luta tão importante”, enfatizou Reginaldo Diniz, CEO da End to End e colunista da Máquina do Esporte.
De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), uma menina ou mulher foi estuprada no Brasil durante os primeiros seis meses de 2023 a cada 8 minutos. O dado representa um aumento de 14,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Por conta desses números, a preocupação para o Carnaval deste ano aumentou e, por isso, órgãos oficiais também decidiram criar ações para combater o assédio durante a folia. O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por exemplo, lançou uma campanha batizada de “Respeito e Cuidado”, que conta com o cantor Saulo Fernandes como embaixador.