Grêmio usa imagem de Luis Suárez para atrair patrocínios e fomentar novos negócios

Atacante uruguaio comemora o gol de empate contra o Cruzeiro, em jogo válido pela Copa do Brasil - Lucas Uebel / Grêmio

Luis Suárez fez um golaço no empate entre Grêmio e Cruzeiro, nesta quarta-feira (17), pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Mas os ganhos do time gaúcho com o craque não ficam restritos aos gramados. Fora de campo, o clube desenhou uma estratégia para conseguir pagar o salário do jogador e, ao mesmo tempo, ter ganhos com engajamento e marketing.

A chegada do uruguaio ao Grêmio representou, para o clube, uma retomada como clube de elite no Brasil, após disputar a difícil Série B do Brasileirão na temporada passada, quando a equipe teve a companhia de outras potências do futebol nacional, como Cruzeiro, Bahia, Vasco e Sport.

“Viemos de dois anos muito complicados para o Grêmio, desde a iminência da queda para a segunda divisão até ela ser efetivada no final de 2021. O clube não tinha dinheiro para grandes contratações”, afirmou o Grêmio, por meio de sua assessoria de imprensa.

“Optamos por buscar alguém reconhecido como um dos maiores atletas em atividade da atualidade, um dos maiores centroavantes, que pudesse nos dar resultados em campo, ao mesmo tempo que pudéssemos capitalizar para o Grêmio novos patrocinadores, novas parcerias comerciais, novas associações, enfim, um fôlego extra para que o Tricolor pudesse se reerguer financeiramente”, acrescentou o clube.

Patrocínio e negócios

O primeiro passo para o Grêmio viabilizar a chegada do centroavante, que brilhou com as camisas de Ajax, Liverpool, Barcelona e Atlético de Madrid, foi atrair um grupo de parceiros comerciais capazes de bancar o salário do atleta.

“Para conseguirmos chegar a essa fórmula, fomos atrás de patrocinadores que ajudassem a viabilizar a vinda do Suárez para o clube. Foi um projeto ousado e inovador que poderá ser espelhado em outras futuras negociações e na busca por novos parceiros. Através desse projeto, atraímos a parceria das empresas Esportes da Sorte, Marquespan e Arroz Prato Fino”, contou o clube.

Com a viabilização financeira para bancar a chegada de Suárez no início do ano, o Grêmio montou uma estratégia de como utilizar a presença do uruguaio no elenco para fomentar os negócios.

“Exploramos a imagem do atleta de diversas formas desde sua chegada, com ações como: Campanha de sócios – O Grêmio te convoca, tu aceita; produtos licenciados para o varejo; ações de matchday com distribuição de tatuagens e brindes, e pinturas no rosto alusivas ao atleta”, contou o clube.

“De forma indireta, tivemos um aumento exponencial na média de público nos jogos (34 mil torcedores) e o resgate do orgulho gremista”, completou, referindo-se às duas temporadas ruins do time: em 2021, quando o Grêmio caiu para a Série B, e no ano passado, com uma disputa difícil na Segunda Divisão por uma vaga de volta à elite do Brasileirão.

Torcida

A chegada de Suárez, além de recuperar a autoestima da torcida, atraiu a curiosidade e também novos associados para o clube gaúcho.

“Desde a chegada do Suárez, o clube teve um expressivo aumento [de sócios-torcedores]. Atualmente, estamos com 37.429 novos associados. O Grêmio lançou, logo depois da chegada dele, uma campanha de associação chamada o Grêmio Te Convoca e, no último mês, um novo plano associativo para torcedores que não residem em Porto Alegre e, por consequência, não frequentam o estádio. Trata-se do Sócio Onde Estiver”, revelou o time gaúcho.

Além do número de sócios-torcedores, os fãs também têm lotado mais a Arena do Grêmio, curiosos em assistir a um dos maiores atacantes do futebol mundial nas últimas temporadas.

“Sobre público, tivemos o maior na conquista do hexacampeonato gaúcho na Arena: mais de 51 mil pessoas”, destacou o clube, referindo-se à decisão contra o Caxias, em 8 de abril, que teve a presença de 51.556 torcedores. À ocasião, o Grêmio conquistou o Gauchão pela sexta vez consecutiva após uma vitória dramática por 1 a 0. O gol do título, de pênalti, foi marcado por Suárez.

“A partida marca o 12° maior público da história da Arena e o recorde do Rio Grande do Sul em estádios de futebol neste ano”, acrescentou o clube.

Termolar lançou linha com marca do Grêmio e do atacante Luis Suárez – Divulgação

Licenciamento

Suárez também ajudou a fomentar outra área de negócios do Grêmio. A imagem do craque foi responsável por aumentar o mix de produtos licenciados do time gaúcho.

“No tocante a produtos licenciados, o Grêmio utilizou a imagem do atleta para vários itens. São camisas retrô em homenagem ao Uruguai, cadernos, copos colecionáveis, flâmulas e canecas. Enfim, uma gama bastante interessante de produtos”, contou a assessoria do Grêmio.

Não bastasse isso, o clube aproveitou os gostos pessoais de Suárez para lançar novos produtos. O jogador é conhecido por ser adepto do mate uruguaio, hábito próximo ao do chimarrão gaúcho. Não é raro ver Suárez com cuia e bomba de mate antes de treinos e jogos, e o hábito serviu para lançar uma linha de produtos nessa área.

“Foi desenvolvido um projeto específico com a marca gaúcha Termolar, especialista em soluções térmicas para a criação de uma série premium de cuias e garrafas térmicas. Nada mais justo, já que Luis Suárez não vive sem um mate”, lembrou o Grêmio.

“A performance desta linha vem se mostrando bastante importante no tocante não apenas à visibilidade de marca, como também, principalmente, em relação ao faturamento obtido no varejo”, completou o clube.

Camisas

Outra área que o Grêmio atacou aproveitando a contratação de Suárez foi a venda de uniformes. A camisa celeste chegou a ficar esgotada nas lojas em fevereiro, obrigando a Umbro, fornecedora de material esportivo do clube, a refazer o estoque às pressas. O efeito Suárez aconteceu mesmo antes de ser confirmada a contratação do atleta.

“Houve um incremento nas vendas, principalmente da celeste, camisa inspirada na seleção uruguaia, lançada no ano passado e que vai se manter nos pontos de venda pela alta procura. De 31/12/2022 a 30/04/2023 foi um total de 12.297 peças vendidas”, finalizou o time gaúcho.

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