Um rolê para lá de aleatório pode render frutos para a internacionalização de marca do Guarani na Ásia. O clube campineiro recentemente viu sua camisa ser ostentada por duas estrelas da música pop do continente (as cantoras Gaeul, do grupo sul-coreano IVE, e Rio, da banda japonesa NiziU), que compartilharam fotos no TikTok usando uma vestimenta dos anos 1990.
A curiosidade gerou curiosidade entre os fãs locais, que passaram a buscar as camisas utilizadas por suas ídolas. Lojas on-line passaram a abastecer o público com réplicas piratas em diversas cores, incluindo o preto e branco utilizado pela arquirrival Ponte Preta. Um dos sites chegou a registrar mais de 3.600 unidades vendidas, descrevendo o produto como um moletom de náilon adequado tanto para o verão quanto para o outono.
“A grande repercussão e o número expressivo de fãs desse gênero musical foi uma surpresa significativa para nós. Mas, embora o uso das camisas tenha contribuído para fortalecer a presença do Guarani no continente asiático, a ausência de participação nos lucros das vendas nos causa um desconforto”, admitiu Adriano Hintze, membro do Conselho de Administração e responsável pelo departamento de marketing do Guarani, em entrevista à Máquina do Esporte.
Internacionalização
Por conta disso, o clube campineiro já prepara uma iniciativa capaz de agradar os fãs asiáticos e também ajudar no processo de internacionalização de marca do Guarani, único time do interior paulista que conta com um título da Série A do Brasileirão em sua galeria de troféus.
“Estamos organizando o lançamento da linha K-pop e trabalhando no desenvolvimento de um produto com a marca do Guarani na Coreia [do Sul]. O objetivo é comercializar diretamente nesses países e oferecer algo de melhor qualidade”, contou o executivo.
O clube já até pensou em como atrair os fãs do K-pop para esse novo produto.
“Pretendemos lançar uma nova linha de roupas, com foco em camisetas retrô alinhadas à moda do K-pop, para capitalizar esse crescente e ampliar a presença do Guarani na cultura global. Nosso objetivo será proporcionar aos torcedores peças exclusivas que fortaleçam a identidade do clube”, explicou Hintze.
Ações
Outra iniciativa é planejar ações que também agradem os fãs brasileiros do gênero.
“Já estabelecemos contato direto com a produtora responsável por um dos shows que ocorrerá no Brasil, para podermos construir ações em conjunto e expressarmos nossa gratidão às cantoras e aos fãs desse gênero musical”, comentou o responsável pelo marketing do Guarani.
A ideia é que essa coleção seja lançada logo, em conjunto com a Kappa, fornecedora de material esportivo do Guarani, para aproveitar a inesperada onda K-pop que fez com que o time campineiro passasse a ser conhecido e buscado no outro extremo do planeta.
“Outros países asiáticos, como o Japão, também estão se envolvendo nessa febre, especialmente aqueles com forte apelo pelo estilo musical K-pop. Muitos seguem fielmente a cultura das ‘idols’, o que nos leva a crer que existe uma popularidade enorme em todo o continente”, destacou Hintze.
“Nossa meta atual é desenvolver rapidamente essa linha oficial Guarani K-pop e lançá-la para atender à crescente demanda desse público”, finalizou o executivo.