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Futebol / Ativação

Heineken lança campanha com questionamento a estereótipos de gênero

Patrocinadora da Champions League criou site para celebrar conquistas do futebol feminino

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 06/05/2022, às 15h15 - Atualizado às 15h17

Heineken lançou uma campanha em que questiona os estereótipos de gênero - Divulgação / Heineken
Heineken lançou uma campanha em que questiona os estereótipos de gênero - Divulgação / Heineken

A Heineken, patrocinadora oficial das competições da UEFA, incluindo a Champions League pelo 16º ano consecutivo, lançou uma campanha em que questiona os estereótipos de gênero dentro do futebol por meio do filme “Um brinde a todos os fãs. Inclusive homens”, no qual exalta a paixão das torcedoras.

Além disso, a marca criou um site chamado Fresher Footballcom dados atualizados da principal competição de clubes da UEFA, incluindo números da Champions League Feminina, para reforçar a importância e o protagonismo das mulheres e das equipes femininas na história do torneio e do esporte.

A direção tomada pela Heineken na campanha, em conjunto com o patrocínio às competições femininas da UEFA, visa contribuir para a mudança de uma realidade considerada preocupante pela marca: pelo menos dois terços das mulheres que trabalham na indústria do futebol alegam já terem sofrido algum tipo de discriminação de gênero, segundo pesquisa realizada pela Sports Marketing Surveys. Por conta disso, a cervejaria abraçou a missão de desenvolver seus patrocínios masculinos e femininos.

O primeiro passo da Heineken para quebrar esses estereótipos será abordar estatísticas imprecisas presentes na internet que geralmente são fonte de desinformação. Em um movimento que desafia os algoritmos e a mecânica de busca dos principais sites, a patrocinadora usará o Fresher Football, página desenvolvida em parceria com a Goal, em que as perguntas mais frequentes feitas sobre a Champions League são respondidas sem ignorar dados do feminino.

O objetivo do Fresher Football é incentivar os mecanismos de busca e sites de fãs a perceberem o problema e atualizarem suas informações, divulgando dados completos e corretos, independentemente do gênero.

Para conseguir isso, a marca de cerveja se comprometeu a interceptar pesquisas on-line, comprar palavras-chaves em torno de perguntas populares sobre futebol e corrigir as respostas atuais com estatísticas precisas baseadas nos jogos do masculino e do feminino, permitindo, assim, que as conquistas das mulheres no futebol sejam celebradas, e não esquecidas.