Ídolo do Vasco, Juninho Pernambucano será conselheiro de John Textor, dono do Botafogo

Juninho Pernambucano é considerado um dos maiores ídolos da história do Lyon - Reprodução / Instagram (@juninhopeoficial)

Considerado um dos principais ídolos da história do Vasco, Juninho Pernambucano está prestes a unir sua trajetória ao homem que dita os rumos no rival Botafogo.

Segundo uma notícia veiculada pelo jornal francês L’Équipe nesta sexta-feira (1º), o ex-meia será conselheiro da Eagle Football Holdings, do investidor John Textor, dono de 90% da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do time da Estrela Solitária.

A atuação de Juninho, segundo o jornal, será junto ao Lyon, clube no qual o ex-atleta também é considerado um dos maiores (ou até mesmo o maior) ídolos de todos os tempos.

Pelo acordo divulgado, o ex-jogador poderia continuar residindo no Rio de Janeiro e passar uma semana por mês na França. A expectativa é de que, no Brasil, Juninho atue também junto ao Botafogo, que ocupa atualmente a segunda posição na Série A do Brasileirão, com 63 pontos (três a menos que o líder Palmeiras), isso depois do time alvinegro ter passado a maior parte do campeonato disparado no topo da tabela.

Caos

Se hoje a situação do Botafogo não é das melhores no Brasileirão, a do Lyon pode ser classificada como para lá de desesperadora. O time soma 7 pontos na Ligue 1, com apenas uma vitória em 13 partidas, e ocupa a última colocação na tabela.

E a situação do clube não é caótica apenas dentro de campo. Fora dele, a gestão acumula problemas, que se agravaram com a saída de Jean-Michel Aulas da presidência da equipe, em maio de 2022. O empresário foi dono do Lyon até o ano passado, quando vendeu sua participação majoritária para Textor.

O acordo era de que Aulas permanecesse na presidência por mais três anos. Ele ainda detém 9% do capital da equipe. O empresário esteve à frente do clube por 26 anos, comandando o período mais vitorioso da história do Lyon.

Além de Juninho Pernambucano, o novo comando do Lyon contará com a participação de Laurent Prud’homme, ex-CEO do L’Équipe, que ocupará o mesmo cargo no clube francês. A direção esportiva ficará sob responsabilidade do ex-jogador David Friio, que vinha atuando como olheiro do Olympique de Marselha.

Sair da versão mobile