Instagram e TikTok impulsionam crescimento dos clubes brasileiros nas redes sociais 

Populares entre os usuários mais jovens, TikTok e Instagram ajudaram a impulsionar o crescimento dos times de futebol do país nas redes sociais. É o que mostra a última edição do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, do Ibope Repucom.  

As duas redes são as que mais atraíram novos seguidores para os times brasileiros. De janeiro a agosto deste ano, elas somaram 77% de participação entre todas as novas inscrições dos clubes nacionais nas redes. O Instagram respondeu por 43%, enquanto o TikTok contribuiu com 34%. Em agosto, a “dupla” seguiu turbinando o crescimento, sendo responsáveis por 75% do total adicionado.  

O estudo aponta que os 50 clubes analisados acumularam, juntos, 3 milhões de novos seguidores em agosto deste ano. Os cinco que mais cresceram foram Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Santos e Vitória, que respondem por cerca de 2 milhões de inscrições, ou 66% de tudo que foi verificado nesse período. 

Flamengo segue na liderança

Finalista da Libertadores e dono da maior torcida do Brasil, o Flamengo atingiu em agosto a marca de 49 milhões de inscrições, graças ao acréscimo de cerca de 1 milhão de seguidores no combinado de suas plataformas. Só no Instagram, o saldo positivo foi de meio milhão de pessoas. O clube carioca liderou o crescimento em todas as redes, com exceção apenas do YouTube, onde alcançou o segundo maior avanço do mês, ao contabilizar 20 mil novas inscrições. 

O Corinthians, que está em segundo nos rankings geral e de crescimento no mês, registrou 514 mil novas inscrições no combinado de suas redes oficiais. Em agosto, o Instagram foi o responsável por 51% dos novos seguidores do time. Outro destaque positivo é o YouTube, onde o Timão dividiu o primeiro lugar de crescimento com o rival Palmeiras, ao registrar 30 mil novas inscrições. No Facebook, alcançou a marca inédita de 11 milhões de seguidores e, nas demais plataformas, ocupou o segundo lugar em crescimento. 

O Palmeiras apresentou o terceiro melhor resultado do mês, com 200 mil novas inscrições em suas contas, com destaque, além do YouTube, para os 100 mil seguidores a mais no Instagram.  

Santos melhor no TikTok

No Santos, que obteve o quarto melhor desempenho mensal, o principal responsável pelo crescimento foi o TikTok, que atraiu 68 mil inscrições para o clube, respondendo por 42% dos 160 mil novos seguidores do Peixe no período.  

O quinto colocado no ranking mensal foi o Vitória, com saldo positivo de 160 mil inscrições em todas as suas plataformas. O resultado foi garantido pelo desempenho no Instagram, onde o time baiano atraiu 170 mil novos seguidores, alcançando a marca inédita de 1 milhão de pessoas na rede. Em contrapartida, o Twitter do rubro-negro de Salvador registrou perda de 35 mil usuários. 

Outros destaques

Os semifinalistas da Copa Sul-Americana também aparecem bem no ranking do Ibope Repucom. O São Paulo, terceiro colocado no ranking geral, chegou à marca inédita de 19 milhões de inscrições em todas as suas redes oficiais. O Instagram responde por 61% desse crescimento. Já o Atlético-GO subiu duas posições no ranking geral e contabilizou 40 mil novas inscrições no combinado de suas plataformas.  

Outra marca relevante é a do Sport, que chegou a 1 milhão de seguidores no Instagram, rede responsável por 67% do crescimento do clube pernambucano no mês. Atualmente, apenas 16 clubes de futebol possuem mais de 1 milhão de inscritos nessa rede, no Brasil. Confira abaixo o ranking completo.

Sair da versão mobile