O Norwich, que foi rebaixado na temporada passada e busca retornar à Premier League, é o mais recente clube inglês a atrair um investidor norte-americano. Mark Attanasio, principal acionista do Milwaukee Brewers, da Major League Baseball (MLB), comprou participação de 16% no clube.
Nenhum valor foi dado para o negócio, mas o site The Athletic informou que Attanasio concedeu um empréstimo inicial de £ 10 milhões.
O Norwich tem buscado mais investimento desde a formação da Premier League e tem sido um clube que tem oscilado entre a Championship (equivalente à segunda divisão) e a Premier League (divisão de elite), nunca conseguindo permanecer por muito tempo na competição principal.
Situação financeira
Sob os acionistas majoritários Delia Smith e seu marido Michael Wynn-Jones, o clube mostrou sustentabilidade financeira e está profundamente estabelecido em sua comunidade local.
“Estamos muito animados com o futuro. Nós nos preocupamos apaixonadamente com o clube de futebol e estamos confiantes de que isso será certo para todos os envolvidos”, disseram Smith e Wynn-Jones em comunicado conjunto.
“Mark e sua equipe vêm com credenciais incríveis. A sua visão e forma de trabalhar estão muito alinhadas com a forma como trabalhamos no nosso clube de futebol. Eles se preocupam com sua comunidade e torcedores, e é exatamente assim que trabalhamos”, completaram.
Os donos do Norwich vislumbram um futuro mais competitivo para o clube, que almeja a permanência na Premier League, caso consiga a promoção no campeonato atual.
“Nosso clube está sendo gerido de forma excelente. Por isso, não esperamos grandes mudanças. Estamos ansiosos para colaborar com Mark e sua equipe à medida que eles aprendem mais sobre nosso clube e obtemos insights de sua experiência relevante”, afirmou o casal.
“Mark trouxe algumas melhorias e desenvolvimentos muito impressionantes para os Milwaukee Brewers. Sentimos que ele será uma lufada de ar fresco na nossa diretoria e clube de futebol”, acrescentaram.
Paralelo EUA-Inglaterra
O Norwich está atualmente em segundo lugar na Championship, apenas um ponto atrás do líder Sheffield United e quatro pontos à frente do terceiro colocado, o Blackburn Rovers, após nove jogos.
Mais novo acionista, Attanasio enfatizou o envolvimento da comunidade com o Norwich.
“É realmente emocionante. Sinto que há muitos paralelos entre o que temos no Milwaukee Brewers e no Norwich City. Ambos os clubes têm propriedade familiar apaixonada e de longa data, e uma comunidade que está realmente ligada ao time”, destacou.
“Estive na cidade, passei um tempo no clube, e a energia era extasiante. As instalações em Norwich City são de classe mundial. Sim, as coisas sempre podem ser melhores, mas quando você tem esse tipo de infraestrutura, fica muito mais fácil focar no que está acontecendo em campo e no desempenho da equipe”, analisou.
Caso o Norwich volte à Premier League nesta temporada, as verbas que isso traz fariam seu investimento inicial multiplicar, principalmente se o clube conseguir finalmente a manutenção na primeira divisão.