A 777 Partners, que assinou termo de entendimento para adquirir 70% da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Vasco, adquiriu mais um time. O fundo de investimentos comprou 100% do Standard Liège, da primeira divisão da Bélgica. Os detalhes financeiros da transação não foram revelados.
A empresa, que já é acionista minoritária no Sevilla, da Espanha, e dona do Genova, da Itália, entrou em acordo com o atual proprietário do time belga, Bruno Venanzi.
“O fechamento [da operação] acontecerá em algumas semanas, seguindo o procedimento usual“, informou o Standard Liège em comunicado oficial.
O time ocupa o 13º lugar na tabela de classificação nesta temporada. Vale lembrar que há um plano entre a Pro League, da Bélgica, e a Eredivisie, primeira divisão da Holanda, de criar uma competição conjunta com a intenção de deixar a liga mais competitiva. O projeto ainda não tem data para ser concretizado.
A aquisição segue tendência de times europeus sendo negociados com investidores americanos, algo que se acentuou após os clubes enfrentarem dificuldades financeiras por causa da paralisação do esporte durante a pandemia.
Criada em 2015, a 777 Partners possui investimentos em diversos setores: aviação, consumo e finanças comerciais, seguros, finanças de litígio, e mídia e entretenimento. O grupo gere ativos de mais de US$ 3 bilhões, com participação em cerca de 50 empresas.
Na categoria mídia e entretenimento, estão incluídas a propriedade de 99,9% do Genoa, clube tradicional da Itália, e participação minoritária no Sevilla, da Espanha.
Apesar disso, os investimentos da 777 Partners no futebol ainda não vingaram. Em setembro, o grupo pagou € 150 milhões para assumir o controle do Genoa, dono de nove títulos do Campeonato Italiano. Em crise, o clube ocupa a vice-lanterna da Serie A e é sério candidato ao rebaixamento.