Ipiranga fecha naming rights do Gauchão de Futebol Feminino

A empresa de distribuição e varejo de combustíveis Ipiranga anunciou, nesta quinta-feira (14), um acordo com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), pelo qual a marca passará a deter os naming rights do Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino. Por conta do patrocínio, o torneio passará a ser chamado de Gauchão Feminino Ipiranga.

Os valores e a duração exata do contrato não foram anunciados. A Ipiranga já é patrocinadora do Gauchão Masculino há sete anos e, com a chegada ao futebol feminino do estado, posiciona-se como a primeira distribuidora de combustíveis a apoiar uma categoria feminina de futebol no país.

“Além de ser um investimento relevante na modalidade focada em mulheres que são atletas em um esporte tradicionalmente masculino, o projeto reforça nossa posição como uma empresa que de fato promove a diversidade. Ao associar nossa marca ao Gauchão Feminino, nos tornamos ainda mais próximos do público gaúcho. Afinal, a visibilidade e interesse pela competição só refletem o crescimento da modalidade no estado”, destacou Barbara Miranda, diretora de marketing e negócios da Ipiranga.

Vale ressaltar que a Ipiranga aderiu recentemente aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres e Pacto Global) e colocou algumas ações em prática. No último programa de trainee da companhia, por exemplo, 75% das vagas foram preenchidas por mulheres. Além disso, a empresa criou o “Women Speed”, programa de mentoria para acelerar a presença feminina em cargos de liderança.

O futebol feminino vem crescendo exponencialmente no Rio Grande do Sul nos últimos anos. Em 2019, apenas seis clubes disputavam o estadual. Agora, já são dez. Em 2021, foram 242 atletas inscritas. Neste ano, a expectativa é que esse número cresça 10%. 

“Estamos conquistando, aos poucos, nosso espaço e mostrando a força das mulheres no futebol. O Rio Grande do Sul tem se destacado no cenário nacional e até internacional revelando grandes talentos. Temos muito para evoluir, mas é passo a passo que vamos conquistando mais espaço e relevância”, celebrou Carla Larini, gerente de marketing e negócios da Federação Gaúcha de Futebol.

Previsto para começar em 31 de julho, o Gauchão Feminino Ipiranga terá uma série de ativações, com destaque para o “Tour da Taça”, em que o troféu da competição será exposto nos postos Ipiranga das cidades dos dez clubes (Adergs, Brasil-Farroupilha, Elite, Flamengo, Grêmio, Guarany, Internacional, Juventude, Oriente e Vidal Pro).

Haverá ainda a entrega de um troféu especial da empresa para as melhores jogadoras das semifinais e da final, marcada para 6 de novembro. Na decisão, a Ipiranga já revelou que personalizará o banco de reservas e ainda colocará patch e logotipo nas camisas dos clubes, assim como nas placas de publicidade ao redor do gramado.

Sair da versão mobile