Para a temporada de 2023, além das transmissões no Sportv, na TV fechada, a Série B também passou a ser televisionada pela Band, na TV aberta, e no YouTube, por meio dos Estúdios Flow. Pela primeira vez no streaming, a competição chegou à marca de 5 milhões de espectadores na plataforma.
O número representa apenas a soma das visualizações dos confrontos que foram exibidos ao vivo. Até o momento, 20 jogos foram transmitidos pelos Estúdios Flow.
Desde o início da Série B deste ano, o Flow Sport Club, canal da empresa focado em esportes, ganhou 218 mil novos inscritos, o que representa mais de 25% da base de dados atual. Além da exibição das partidas em um formato mais descontraído, o contrato permite o compartilhamento de trechos com os melhores momentos das partidas.
A derrota da Ponte Preta para o Vitória, pela 1ª rodada, foi o jogo com maior número de acessos, com 483 mil reproduções. De todas as partidas mostradas pelo Flow, apenas três não contaram com a presença de uma equipe nordestina. Na luta por uma vaga na elite do futebol brasileiro, cinco embates do Sport, todos na Ilha do Retiro, foram mostrados pelo canal.
“Esse tipo de ação é benéfica para o clube, cria uma relação mais próxima com os torcedores, e a repercussão também atinge outros públicos, o que pode ser resultado em novas receitas para o Sport. No geral, o aumento das opções da Série B gerou um impacto positivo para todas as agremiações, o que também foi refletido na atratividade aos patrocinadores”
Yuri Romão, presidente do Sport
“As partidas transmitidas via YouTube já são uma realidade e é importante que esta ferramenta seja cada vez melhor explorada. A Série B é um campeonato de alto nível, com excelentes jogos e clubes de tradição, como o Juventude, por exemplo. Então, além de um engajamento natural, as transmissões em streaming são também uma grande oportunidade em reaproximar o futebol do público mais jovem especialmente”, afirmou Madeline Juber, coordenadora de marketing do Juventude.
Lei do Mandante
Nos últimos anos, potencializadas pela Lei do Mandante, as mídias digitais ganharam espaço no futebol brasileiro. Alguns jogos organizados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também passaram a ser reproduzidos no TikTok e no Amazon Prime Video, por exemplo.
“Seja no YouTube ou em outra plataforma digital, esses métodos ajudam a consolidar a marca do clube. São alternativas de transmissão que estão se consolidando cada vez mais e têm o potencial de deixar o esporte ainda mais globalizado. Nós buscamos acompanhar as novas possibilidades e trazer cada vez mais entretenimento ao nosso torcedor”, destacou Laura Louzada, gerente de marketing do Botafogo-SP.
Lista
Confira a lista e a audiência dos jogos que foram transmitidos pelo Flow durante o 1º turno da Série B:
Vitória 3 x 0 Ponte Preta (483 mil)
ABC 0 x 3 Vitória (345 mil)
ABC 1 x 2 Ceará (300 mil)
Londrina 1 x 1 Criciúma (231 mil)
Sport 2 x 0 Guarani (257 mil)
Vitória 2 x 3 Atlético-GO (412 mil)
Ponte Preta 1 x 1 Guarani (126 mil)
Sport 4 x 1 ABC (225 mil)
Criciúma 0 x 1 Juventude (209 mil)
Vitória 0 x 1 Criciúma (234 mil)
Sport 1 x 0 Vila Nova (316 mil)
Sampaio Corrêa 1 x 1 Ceará (191 mil)
Guarani 2 x 0 Vitória (223 mil)
Juventude 1 x 0 Vitória (163 mil)
Sport 2 x 0 Ceará (369 mil)
Sport 0 x 0 Mirassol (286 mil)
Mirassol 1 x 1 Ceará (123 mil)
Vitória 2 x 1 Novorizontino (187 mil)
Sampaio Corrêa 1 x 2 Sport (246 mil)
Ponte Preta 2 x 2 Vitória (261 mil)