Com a venda histórica do Palmeiras do jogador adolescente Endrick para o Real Madrid, muitos comentaristas e especialistas estão agora se questionando sobre se, realmente, a tendência dos jovens talentos brasileiros saindo cedo para a Europa é para se manter. Tendo apenas 16 anos de idade, natural que se percebe o motivo para essa mesma questão. Será que essa a melhor estratégia tanto para o time que está vendendo, mas sobretudo para a carreira do jogador, que apenas está dando seus primeiros passos como profissional?
Não parecem restar grandes dúvidas que o talento de Endrick promete fazer com que o jogador seja um dos maiores craques mundiais dos próximos anos. Ao ponto de que, ao se manter por mais uma temporada no Palmeiras, e usando o código bônus Bet365, se percebe rapidamente que as casas de apostas estão colocando o time do Palmeiras como claro favorito para o Brasileirão 2023. Mas até que ponto o psicológico de Endrick não poderá impactar seu desempenho nos gramados?
- Real Madrid costuma acertar no jovem talento brasileiro
Talvez sendo a única exceção recente o caso do ex-flamenguista Reinier, se percebe que, de fato, o colossos europeu parece ter bom olho para o talento brasileiro que está sendo produzido por parte da formação brasileira. Com grandes destaques atuais estando fixados em Rodrygo e Vinícius Júnior, será que essa fórmula de contratar jogadores talentosos muito jovens, no Brasil, vai também dar certo para Endrick?
De fato, tendo o jogador apenas 16 anos de idade, será muito complicado prever se essa decisão será a mais acertada, até porque o tempo no futebol acaba sendo a resposta para muitas dessas questões. No entanto, se percebe que existiu o cuidado de seu time em fazer com que o jovem estivesse pelo menos mais alguns meses jogando ao mais alto nível no sempre exigente Campeonato brasileiro.
Equipes brasileiras continuam vendedoras de seus maiores talentos?
Fica claro que, com essa venda do jovem Endrick por mais de 60 milhões de euros, o Palmeiras não quis esperar para perceber como seu jovem jogador vai conseguir evoluir. Na verdade, longe parecem ir os dias em que um jogador de enorme talento, como foi o caso de Neymar e o Santos, decidiram fazer com que o jovem jogador estivesse os primeiros anos de profissional jogando na Série A. Com conhecidas dificuldades financeiras, muitos dos principais times brasileiros estão tentando equilibrar suas contas, mesmo que isso signifique estar sacrificando e vendendo algumas de suas maiores pérolas.
A verdade é que, por outro lado, times como o Flamengo ou o próprio Bragantino parecem estar conseguindo muito investimento estrangeiro. Tal leva a que não só esses times possam conseguir aguentar seus talentos por mais tempo, como também consigam atrair muitos jogadores veteranos de elite. Ainda assim, se percebe que a visibilidade do Campeonato brasileiro está mais ampla do que nunca, algo que naturalmente vai motivar a que exista um maior interesse pelos próprios times, atribuindo um poder negocial bastante mais elevado. Sendo necessário não esquecer que Neymar saiu por volta do mesmo valor que o adolescente Endrick.