Kings League de Piqué obtém investimento de € 60 milhões para expansão global

A Kings League, competição de futebol de 7 criada pelo ex-zagueiro Gerard Piqué, anunciou uma rodada de investimentos de € 60 milhões que foi liderada pela investidora de capital de risco Left Lane Capital e pela Fillip, holding focada em esportes e entretenimento.

“A Kings League criou o palco para os melhores jogadores de futebol de 7 do mundo competirem, combinando isso com regras gamificadas e cultura de criadores para manter os fãs entretidos a cada momento do jogo”, analisa Harley Miller, CEO e managing partner da Left Lane Capital.

Com o investimento, a Kings League planeja acelerar seu crescimento global com a abertura de ligas em novos mercados. Esse roteiro inclui o lançamento de ligas domésticas na Europa, América do Norte e Brasil neste ano e em 2025. O projeto inclui a expansão para a Ásia em 2026.

“Gerard e sua equipe estão construindo um ecossistema global de entretenimento esportivo que devolve o jogo aos fãs enquanto capacita os principais criadores do mundo a construir franquias esportivas com identidade própria “, analisa Miller.

História

Criada em 2023, a Kings League está atualmente ativa na Espanha e na América Latina. O esporte irá promover a primeira Kings World Cup, no México, que começa em 26 de maio. O evento terá a participação de 32 equipes e duração de duas semanas.

A Kings League terá a liderança de Ibrahimović e contará com a participação e promoção de streamers e astros do futebol, como Neymar, Totti, Rio Ferdinand, Eden Hazard, Mario Gotze, e Shevchenko, entre outros.

“Quando lançamos a Kings League, há um ano, tínhamos a ambição de transformar o esporte e o entretenimento em escala global”

Gerard Piqué, criador da Kings League

“Esse investimento não apenas valida o impacto e o potencial de nossa visão, mas também nos permite levá-la para o próximo nível”, completa.

A modalidade começou na Europa e, após lotar estádios como o Camp Nou, do Barcelona, e o Metropolitano, do Atlético de Madrid, durante seu primeiro ano, lançou a Kings League Latam no México, em fevereiro e 2024 para iniciar sua expansão global.

Estratégia

Cada liga regional possui 12 equipes, cujos donos incluem ex-jogadores de futebol e streamers. Os presidentes são responsáveis pelos times e transmitem ao vivo os jogos em seus respectivos canais de streaming, como Twitch, YouTube e TikTok.

A Kings League conectou-se com o público da geração Z por meio das plataformas digitais, integrando elementos gamificados ao futebol tradicional em partidas de 40 minutos e com muitos gols.

“Estamos criando um ecossistema diferenciado, evoluindo o futuro do esporte e do entretenimento para uma nova dimensão que milhões de jovens ao redor do mundo querem fazer parte”

Gerard Piqué, criador da Kings League

“Ainda somos uma empresa jovem, mas temos grandes metas para alcançar um público global, criando uma das competições mais divertidas do mundo”, acrescenta.

Para conquistar os fãs, a Kings League adotou muitas estratégias dos esportes americanos, como um modelo de liga fechada com propriedade de franquia de equipe, playoffs no final da temporada, sem jogos empatados e um draft para cada equipe selecionar dez dos 13 jogadores do elenco. As outras três vagas são reservadas a jogadores convidados, muitas vezes ex-jogadores de futebol.

Regras

Suas regras gamificadas incluem: começar o jogo como um 1 contra 1, adicionando um jogador a cada equipe a cada minuto até que a equipe completa esteja em campo, contando cada gol nos dois minutos finais do jogo como duplo.

Quando o jogo termina empatado, há um shoutout de um contra um para determinar um vencedor, com ambas as equipes sorteando um cartão secreto no início da partida que pode ser usado no segundo tempo.

Redes sociais

A liga atualmente possui mais de 13 milhões de seguidores em suas plataformas digitais, mais de 80 milhões de horas de conteúdo assistidas e mais de 82 milhões de visualizações no TikTok.

Seu canal oficial na Twitch é o segundo mais assistido em espanhol no mundo, e no TikTok, é a liga de futebol mais assistida globalmente, com audiências maiores do que La Liga ou Premier League.

Sair da versão mobile