LaLiga apresenta nova logomarca, inspirada no lema “A Força do Nosso Futebol”

Nova logomarca da LaLiga, apresentada em junho de 2023 - Divulgação

Nas últimas semanas, a LaLiga esteve nos holofotes da mídia para além da repercussão das jogadas e gols de seus craques, devido à polêmica envolvendo os recorrentes casos de racismo contra o atacante brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid.

Toda essa turbulência no entorno dos gramados acabou por coincidir com mudanças profundas que ocorrem no futebol profissional da Espanha. A primeira grande transformação, anunciada já no ano passado, consiste na troca do title sponsor da competição espanhola. Sai o banco Santander e entra a EA Sports, que já era parceira da LaLiga.

Com a mudança dos naming rights, veio também a alteração na identidade visual e nas estratégias globais da liga. Em entrevista coletiva on-line concedida na última terça-feira (30), Ángel Fernández, chefe de estratégia e marca global, apresentou aos jornalistas a nova logomarca da LaLiga.

Inspirada no lema “A Força do Nosso Futebol”, a nova identidade visual procura reforçar o sentimento de pertencimento.

“A nova marca é um símbolo dessa mudança. Queremos reivindicar o orgulho de pertencer a uma competição que nos inspira e ajuda a crescer como indivíduos e sociedade”, afirmou Fernández.

Durante a entrevista, ele chegou a ser questionado sobre como o caso de racismo envolvendo Vinícius Júnior se encaixava nesse contesto de mudanças. O dirigente não se esquivou de abordar o tema e comentou sobre diversas medidas que vêm sendo tomadas ao longo dos últimos anos, visando combater o problema tanto dentro como fora dos estádios na Espanha.

Ainda que a nova estratégia global e a nova identidade visual não tenham sido motivadas por esse caso específico, uma vez que começaram a ser pensadas há cerca de dois anos (e concretizadas ainda em 2022 por ocasião da chegada da EA Sports como title sponsor), a divulgação procurou enfatizar esse lado social da LaLiga.

Em um comunicado divulgado à imprensa, a organização afirmou que a “nova marca também reforça os compromissos que a LaLiga vem assumindo no sentido do combate ao racismo, à homofobia e a todas as formas de intolerância, como demonstram as ações apresentadas pela entidade nas últimas semanas, em alinhamento completo e contínuo com as autoridades espanholas e com a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF)”.

Mais mudanças previstas

As transformações na identidade visual foram profundas, a começar pela forma como o nome será escrito oficialmente: em vez de LaLiga, ele passa a ser LALIGA, com todas as letras maiúsculas, como forma de reforçar a ideia de força.

Enquanto a logomarca antiga contava com uma profusão de cores e elementos que remetem de imediato à cultura espanhola, a nova aposta em um design mais tecnológico, com um único tom, o coral (Pantone Red 032C), buscando dialogar com sentimentos como orgulho, paixão e energia.

Já o novo símbolo utiliza as iniciais LL, escolhidas, na visão de seus idealizadores, por terem um formato que lembra momentos cruciais do futebol, como quando os jogadores se ajoelham para comemorar um gol ou quando os torcedores dobram os braços para comemorar.

Durante a coletiva, Fernández informou que outras mudanças estão previstas para serem apresentadas ainda neste ano. Uma das principais será a reformulação da logomarca do ElClásico, os tradicionais confrontos do Campeonato Espanhol que reúnem Barcelona e Real Madrid, os dois clubes mais vitoriosos e de maior torcida do país. Essa marca é propriedade da LaLiga e deverá ser apresentada, com novo visual, no segundo semestre.

Novo símbolo da LaLiga - Divulgação
Novo símbolo da LaLiga – Divulgação

O executivo também comentou a respeito da expectativa em torno da parceria com a EA Sports. A ideia é aprimorar a experiência oferecida aos fãs nos estádios, nas transmissões dos jogos e na produção de conteúdos digitais, com o uso de inovações tecnológicas oferecidas pela patrocinadora.

“Queremos romper as barreiras entre os mundos real e virtual”, afirmou Fernández.

O acordo também prevê forte investimento da empresa de jogos eletrônicos nas categorias de base da Espanha.

A nova logomarca estará presente nos uniformes das 42 equipes que fazem parte da LaLiga (primeira e segunda divisões do futebol espanhol). A temporada 2023/2024 terá início em 12 de agosto.

Sair da versão mobile