A LaLiga deu um passo na direção de conseguir realizar um jogo de temporada regular nos Estados Unidos. A organização recebeu, nesta segunda-feira (11), a aprovação da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) para sediar a partida entre Barcelona e Villarreal, pela 17ª rodada da temporada 2025/2026, em Miami.
A RFEF publicou, em nota oficial, que “submeterá à Uefa a solicitação para iniciar os trâmites para a posterior autorização por parte da Fifa para que a partida seja disputada no Hard Rock Stadium”, casa do Miami Dolphins, da NFL.
O confronto seria realizado originalmente na casa do Villarreal, no dia 21 de dezembro de 2025. Neste mesmo dia, porém, o Miami Dolphins deverá enfrentar o Cincinatti Bengals, pela temporada regular da NFL. Sendo assim, é provável que a partida da LaLiga tenha a data alterada.
A partida, caso de fato seja realizada em Miami, será a primeira de uma competição de elite do futebol europeu nos Estados Unidos.
Processos
Ainda que a RFEF tenha dado sinal verde para a realização da partida em Miami, o caminho para a confirmação do jogo passa pela aprovação de outras entidades.
A US Soccer, que representa os Estados Unidos junto à Fifa, também precisa aprovar, assim como a RFEF fez nesta segunda-feira (11). Uefa, responsável pelo futebol na Europa, e Concacaf, responsável pelo futebol na América do Norte, América Central e Caribe, também.
Sendo uma liga, a LaLiga ainda precisará chegar a uma conclusão sobre como serão distribuídos os lucros obtidos com a iniciativa, principalmente para além de Barcelona e Villarreal.
Fracassos passados
A LaLiga já havia tentado jogar nos Estados Unidos em outras duas oportunidades. Uma delas envolvia o clássico entre Barcelona e Atlético de Madrid.
Antes, em 2018, a competição também tentou realizar uma partida nos Estados Unidos, a partir de uma parceria com a agência de marketing esportivo Relevent, mas esbarrou no descontentamento da US Soccer.
À época, Gianni Infantino se manifestou contra a ideia, e a RFEF vetou a realização da partida entre Barcelona e Girona, que também seria em Miami.
Desde então, a Relevent chegou a um acordo judicial com a Fifa para permitir que jogos de competições nacionais sejam realizados em outros países, o que deve facilitar o processo de aprovação do jogo da LaLiga nos EUA.
Internacionalização
A realização de partidas de temporada regular fora dos países-sedes das competições esportivas é algo comum nas principais modalidades do mundo. O futebol, porém, fica atrás nesse quesito.
A NFL, por exemplo, terá sete jogos realizados fora dos Estados Unidos na temporada 2025/2026. O primeiro deles será em São Paulo (SP), no dia 5 de setembro, na Neo Química Arena. Dublin, Londres, Berlim e Madri também receberão a competição.
A NBA também segue uma estratégia parecida. A principal liga de basquete do mundo anunciou, no final de julho, que terá partidas em Berlim, Londres, Manchester e Paris entre 2026 e 2028.
No futebol, a centralização do poder sobre a Fifa e suas entidades afiliadas ainda atrapalham iniciativas como essas. Ainda assim, trata-se de um movimento crescente, com a Serie A italiana também tendo marcado uma partida no exterior.
Com a realização de jogos fora de seus países-sedes, as competições nacionais expandem o contato com fãs de mercados internacionais e se aproximam de um público que pode fazer parte de seus interessados no futuro.
Além disso, ainda são facilitadas as realizações de parcerias para além dos mercados nacionais, bem como a expansão de audiências e receitas.