Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Esporte & Educação

LaLiga e Embaixada da Espanha no Brasil se unem por projeto educacional

Projeto "Camisa 10, Nota 10" tem como foco a elaboração de materiais didáticos direcionados ao ensino da língua espanhola por meio do futebol

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 05/04/2022, às 10h49

Capa do livro "Camisa 10, Nota 10", escrito por Juan Manuel García Calviño e Marcial Izquierdo Blanco - Divulgação / LaLiga
Capa do livro "Camisa 10, Nota 10", escrito por Juan Manuel García Calviño e Marcial Izquierdo Blanco - Divulgação / LaLiga

Com o objetivo de impulsionar o ensino do idioma espanhol no Brasil de forma lúdica e inovadora, o Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no país e a Delegação da LaLiga no Brasil anunciaram o projeto “Camisa 10, Nota 10”, focado na elaboração de materiais didáticos direcionados ao ensino da língua por meio do futebol. O projeto tem como padrinho Mauro Silva, que atuou por 13 anos no Deportivo La Coruña, da Espanha, foi campeão da Copa do Mundo de 1994 com a seleção brasileira e atualmente é vice-presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF).

De acordo com a LaLiga, o conteúdo é entregue em uma publicação em formato digital, coeditada pelas partes envolvidas, e tem como foco a população jovem brasileira interessada tanto em futebol quanto em aprender espanhol. A ideia é justamente unir os dois assuntos como um elemento de atração em prol do aprendizado.

A didática da publicação é voltada tanto a níveis iniciais quanto a intermediários para alcançar todos os torcedores brasileiros por meio de uma linguagem e um formato atraentes. A edição foi realizada no idioma espanhol com conteúdos orientados aos brasileiros, que tratam do futebol nas suas diferentes vertentes, com a presença de tópicos pouco abordados nos meios de comunicação, como o futebol feminino, os e-Sports, a aplicação de tecnologia nas várias áreas, aspectos culturais, etc.

“Independentemente do nível de aprendizado, queremos proporcionar uma experiência que ensine por meio do lúdico. É uma disseminação do idioma e da cultura da Espanha de uma forma inovadora, ampla e educativa. Queremos que a iniciativa cresça e gere inúmeros frutos na educação, como forma de incentivo a maneiras diferentes de se educar por meio de algo tão intrínseco à cultura brasileira, que é o futebol”, explicou Pedro Cortegoso, conselheiro de educação da Embaixada da Espanha no Brasil.

“A LaLiga e a paixão pelo futebol são dois elementos representativos da cultura espanhola no mundo. Participar de um projeto como este é um privilégio que nos permite usar a criatividade atrelada ao futebol para o ensino de espanhol”, destacou Daniel Alonso, delegado da LaLiga no Brasil.

Os diferentes materiais foram disponibilizados em formato PDF e são acessíveis gratuitamente na página do Escritório de Educação da Embaixada da Espanha e da LaLiga, bem como em sites de entidades colaborativas que possam aderir ao projeto.

Com o tempo, diferentes versões e atualizações serão disponibilizadas dentro do projeto, cuja apresentação foi realizada em um encontro no Colégio Miguel de Cervantes, em São Paulo, com Mauro Silva, padrinho da iniciativa, e alunos do programa LaLiga Football Schools. O primeiro livro foi escrito por Juan Manuel García Calviño e Marcial Izquierdo Blanco.  

Vale lembrar que, de acordo com os dados do MEC divulgados em 2020, há mais de 4 milhões de estudantes de espanhol no país. Estima-se que o número de interessados possa aumentar exponencialmente com a entrada do elemento futebol no ensino.