A empresa de tecnologia da informação (TI) Globant e a LaLiga firmaram uma parceria com a Microsoft, com o objetivo de criar uma série de serviços de inteligência artificial (IA) para a indústria esportiva.
Pela parceria, a LaLiga criará um conjunto de ferramentas direcionadas para treinamento, engajamento de fãs e transmissão, com foco inicial no futebol, mas que depois deve se expandir para outros esportes, incluindo basquete, rúgbi e tênis.
A LaLiga, que já possui um longo histórico de parceria com a Microsoft, lançou uma joint venture com a Globant no ano passado para desenvolver e comercializar sua divisão interna de tecnologia, a LaLiga Tech.
A ideia da nova empresa é monetizar as inovações internas da liga, licenciando-as para outras ligas, federações e emissoras. Já existem licenciamentos ativos para a Liga Portugal, a MotoGP e a Sky Mexico.
Na prática
Para ajudar a construir e entregar esses produtos, a Microsoft fornecerá à LaLiga Tech acesso aos serviços Microsoft Azure e OpenAI, que incluem modelos avançados de linguagem com inteligência artificial, como o OpenAI GPT-4 (o famoso chatGPT Plus), uma gama de serviços voltados para negócios da Azure e uma infraestrutura em nuvem otimizada para IA.
Os projetos iniciais incluem legendas multilíngues em tempo quase real para melhorar a acessibilidade a eventos ao vivo para fãs com deficiência auditiva, além de traduções automáticas do conteúdo esportivo. O objetivo é permitir que organizações e eventos esportivos alcancem um público global.
A LaLiga também adicionará novas estatísticas em tempo real à sua tecnologia já existente, chamada Mediacoach, enquanto usará o GPT para criar novos tipos de conteúdo para fãs e clubes, buscando impulsionar o engajamento entre ambos.