A LaLiga, em parceria com a Microsoft, como parte do projeto de estatísticas avançadas Beyond Stats, lançou uma iniciativa que destaca a maneira como as equipes do torneio utilizam as métricas de desempenho do Mediacoach, ferramenta de análise de movimento de vídeo, para preparar seus jogadores diariamente.
O projeto, que será dividido em sete episódios, destacará Osasuna, Las Palmas, Mallorca, Alavés, Villarreal e Girona. A equipe técnica de cada clube tentará responder a algumas perguntas relacionadas ao uso das métricas de desempenho, visando a explorar a importância da tecnologia para a preparação dentro e fora de campo.
O Girona, primeiro clube a ganhar destaque, por exemplo, comentou sobre o papel dos dados para maximizar o desempenho físico dos atletas ao longo da temporada.
Beyond Stats
O projeto Beyond Stats, impulsionado pela Microsoft e pela LaLiga, possui dois componentes principais: engajamento dos torcedores e melhoria de desempenho para os clubes.
Para auxiliar no engajamento, o projeto inclui gráficos na tela durante as transmissões, conteúdos nas redes sociais e ainda um portal de estatísticas, para que os torcedores possam ter uma visão mais profunda do jogo.
No âmbito da melhoria de desempenho, existe a integração com o tablet Microsoft Surface Pro, que é fornecido a todos os 42 clubes das duas primeiras divisões espanholas. A ferramenta permite acesso em tempo real aos dados do Mediacoach para ajudar na tomada de decisões, aprimorando, assim, a competitividade do time e da liga.
Mais de mil usuários, que vão desde treinadores e analistas da competição a comentaristas e repórteres, estão usando as informações e insights que o projeto oferece. Durante cada temporada, são gerados 112 mil relatórios e mais de 1 bilhão de pontos de dados.
Girona
O primeiro episódio do estudo de caso destaca David Porcel, preparador físico do Girona. Em sua participação, ele falou sobre a importância das métricas oferecidas pelo Mediacoach, a evolução da tecnologia no mundo do futebol e como utiliza todos os dados avançados fornecidos pelo Beyond Stats para aproveitar o máximo de sua equipe.
“Estamos em uma situação que ninguém esperava, mas somos ambiciosos e queremos continuar vencendo todos os domingos”, disse.
“O time está com bom desempenho e é um prazer vê-los chegando, pois estão voando. Estamos entre as três ou quatro melhores equipes em termos de alta intensidade. Fisicamente, evoluímos muito ao longo da temporada”, acrescentou.
David Porcel também exaltou alguns dos dados que julga mais relevantes entre as métricas do Beyond Stats, como “alta intensidade, número de sprints e velocidade máxima”.
“No Surface Pro da Microsoft com o Mediacoach Vision, eu gosto de ver os sprints, ou quando um jogador atinge uma velocidade máxima, para ver como foi esse sprint. Além disso, você tem a facilidade de selecionar o jogador, filtrar por velocidade e ele te dá os sprints que aquele jogador fez naquele jogo”, afirmou.
“Quando comecei no futebol profissional, eu nem tinha um GPS para cada jogador. Se você pensar em como era antes e como é agora, e como tudo continua sendo atualizado, as coisas estão sempre ficando mais fáceis”, concluiu.