Pelo terceiro ano consecutivo e por ocasião da celebração do Dia Mundial da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, em 21 de março, a LaLiga criou o conceito #1voiceVSRACISM, que busca tornar visível e conscientizar a sociedade sobre a importância de erradicar o racismo em todas as áreas.
A iniciativa acontece no contexto de seguidas manifestações de racismo de torcedores, principalmente contra o atacante Vinicius Júnior, do Real Madrid. O último caso aconteceu há dez dias, no empate entre Real Madrid e Valencia, por 2 a 2, no Estádio Mestalla, em que houve xingamentos contra o brasileiro, autor dos dois gols dos madrilenses.
Como refletido nos conceitos das outras duas edições dessa aliança, a campanha lançará um hino contra o racismo que será tocado nos estádios dos 42 clubes das duas primeiras divisões espanholas.
Além disso, como nos anos anteriores, os jogadores das competições usarão uma camiseta comemorativa para esta edição no início das partidas da 29ª rodada da LaLiga EA Sports (primeira divisão) e da 31ª rodada da LaLiga Hypermotion (segunda divisão). Uma bola da Puma caracterizada com a campanha será usada durante essa semana de jogos.
Por último, também novamente neste ano, essas camisetas estarão disponíveis no EA Sports FC 24, jogo de futebol eletrônico, de 14 a 21 de março.
“A eliminação do racismo é um dos nossos principais objetivos e com o qual estamos muito envolvidos. Por anos, a LaLiga vem lutando para eliminar o racismo de seus campos e punir quem o pratica, denunciando às autoridades competentes”
Javier Tebas, presidente da LaLiga
“Com esta terceira edição e com nosso patrocinador principal, a EA Sports, demonstramos que essa luta não é passageira e que é um compromisso capilar para ambas as empresas”, acrescentou o dirigente.
Tanto as camisetas oficiais da iniciativa quanto a bola da Puma foram inspiradas nas cores da campanha, criadas pelo grupo de arte urbana Boa Mistura, sendo a cor um símbolo de força e diversidade.
Ações
Ao longo do mês, serão realizadas diferentes ações on-line e off-line para dar visibilidade à campanha. Além das camisas que serão utilizadas pelos jogadores antes do início dos jogos, informações sobre a iniciativa também serão exibidas nos estádios em diferentes pontos, como led no campo, placas, braçadeiras de capitão e placares de vídeo.
Nas redes sociais, a LaLiga buscará combater o racismo a partir do Mood, monitor que audita o nível de ódio relacionados às competições. A cada semana, a ferramenta produz um índice que reflete o nível de ódio dos usuários nas redes sociais em torno das conversas sobre futebol.
Além disso, a LaLiga e os clubes lançaram a plataforma LaLiga VS, com o objetivo de erradicar o ódio dentro e fora dos estádios. Por meio de três pilares, a competição e os clubes promovem campanhas, workshops e denúncias contra o racismo.