O Leicester revelou que abriu processos judiciais contra a Premier League e a English Football League (EFL). O movimento do clube da segunda divisão inglesa é uma reação às acusações de violações nas Regras de Lucro e Sustentabilidade (PSR, na sigla em inglês) da primeira divisão.
Na última quinta-feira (21), a equipe foi acusada pela Premier League de violar as regras da competição quando ainda a disputava. Na sequência, foi colocada sob embargo de transferências pela EFL, que controla as divisões inferiores na Inglaterra.
“O Leicester foi, hoje, obrigado a iniciar dois processos judiciais urgentes contra a Premier League e a EFL. O clube buscará que cada um desses processos seja determinado por um painel jurídico apropriado e totalmente independente”, divulgou o clube, em um comunicado oficial.
“O clube está empenhado em garantir que quaisquer acusações contra ele sejam determinadas de forma adequada e proporcional, de acordo com as regras aplicáveis, pelos órgãos certos e no momento certo”, prosseguiu.
O Leicester ainda não publicou seu balanço financeiro referente à temporada 2022/2023, quando foi rebaixado para a segunda divisão. De qualquer forma, nos dois anos anteriores, teve um prejuízo de £ 125 milhões, valor que excede em £ 20 milhões o permitido pela Premier League a cada três anos.
Punições
Caso as acusações contra o Leicester sejam julgadas como verdadeiras, o clube poderá se tornar o terceiro punido por conta das Regras de Lucro e Sustentabilidade da Premier League.
No final de 2023, o Everton, da primeira divisão, foi punido com a perda de dez pontos, que depois foram reduzidos para seis. Há cerca de uma semana, o Nottingham Forest recebeu uma punição de quatro pontos, que o colocou na zona de rebaixamento da Premier League.
Atualmente, o Leicester ocupa a vice-liderança da EFL Championship, segunda divisão inglesa. Com uma rodada a menos, a equipe está empatada com o Leeds, que fica à frente por conta do saldo de gols. Caso consiga o acesso para a Premier League, o time poderá começar a temporada 2024/2025 já com desconto de pontos.