Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Guerra

Liga da Ucrânia é oficialmente cancelada por causa da invasão russa

Apesar de líder até a paralisação, Shakhtar Donetsk não foi declarado campeão

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 27/04/2022, às 11h03 - Atualizado às 11h05

Shakhtar tem se dedicado a amistosos beneficentes por conta da paralisação da liga ucraniana - Reprodução / Instagram (@fcshakhtar)
Shakhtar tem se dedicado a amistosos beneficentes por conta da paralisação da liga ucraniana - Reprodução / Instagram (@fcshakhtar)

A liga de futebol da Ucrâniaoficializou seu cancelamento após a invasão da Rússia, em fevereiro. A classificação atual foi declarada a final, mas não houve vencedor por falta de jogos. A última rodada foi disputada ainda em dezembro, antes da pausa de três meses por causa do inverno.

O Shakhtar Donetskocupava a liderança, com dois pontos à frente do Dínamo de Kiev. No entanto, a direção da liga informou que nenhum clube será considerado campeão, nem haverá premiação “porque o campeonato não pôde ser jogado até o fim devido à extensão do status da lei marcial na Ucrânia”.

Apesar de não ter vencedor, a ordem de classificação do torneio pode determinar a qualificação dos clubes para as competições da UEFAna próxima temporada, caso a Ucrânia esteja apta a participar. A decisão da liga deve ser aprovada pela Federação Ucraniana de Futebol.

Além de paralisar o campeonato, a guerra afetou o futebol de outras maneiras. O Mauripol, equipe da primeira divisão, por exemplo, fica em território que agora é controlado pela Rússia. Já o estádio do Desna Chernihiv foi destruído por bombardeios.

No momento, os dois maiores times da Ucrânia, Shakhtar Donetsk e Dínamo de Kiev, estão em turnê pela Europa jogando amistosos beneficentes para arrecadar fundos para os afetados pela guerra.

O Shakhtar já teve que deixar sua cidade original, Donetsk, em 2014, quando o local foi assumido por separatistas apoiados pela Rússia. Desde então, o time manda seus jogos em outros lugares da Ucrânia. Problema semelhante enfrentou outro time da elite do país, o Zorya Luhansk.

A seleção ucraniana, por sua vez, ainda disputa uma vaga na Copa do Mundo do Catar 2022. A equipe enfrentará a Escócia, em jogo que era para ter sido em março, mas foi adiado para 1º de junho. O vencedor decidirá uma vaga no Mundial da FIFA contra País de Gales quatro dias depois. É a última vaga europeia ainda em aberto para o torneio.