A Liga Forte Futebol (LFF) divulgou uma nota oficial em que afirma não ter recebido nenhuma proposta da Mubadala Capital para compra da liga brasileira de futebol e que não assumiu nenhum compromisso de “exclusividade de negociação com nenhum investidor”.
O comunicado é em resposta à Liga do Futebol Brasileiro (Libra), que havia divulgado ter negociado a venda de 20% da futura liga com a investidora dos Emirados Árabes Unidos por R$ 5 bilhões. A proposta da Mubadala foi a maior entre as apresentadas à Libra em um processo de concorrência conduzido por BTG Pactual e Codajas Sports Kapital.
A LFF, que conta com a participação de 25 clubes, afirmou que “XP Investimentos, Alvarez & Marsal e LiveMode são as interlocutoras exclusivas com o mercado, contratadas pela LFF para conduzir todas as negociações com investidores, grupos de mídia e parceiros comerciais de uma forma geral”.
Ou seja, em vez de aproximação, a divulgação do acordo da Libra com a Mubadala mostra um novo distanciamento entre os dois grupos, que chegaram a manter conversas cordiais em julho. À ocasião, representantes dos dois grupos se encontraram em São Paulo para negociar os termos para a unificação dos clubes em uma liga.
De lá para cá, a Libra se fortaleceu com a adesão de Mirassol e Vitória, que subiram da Série C para a Série B. Atualmente, o grupo é formado por Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória.
Já a Liga Forte Futebol sofreu revés com as quedas de CSA, Brusque, Operário-PR e Náutico para a Série C e os descensos de Ceará, Atlético-GO, Avaí e Juventude para a Série B. Do lado da Libra, Cruzeiro, Vasco e Grêmio subiram para a Série A.
Entre os times que disputarão as Séries A e B em 2023, apenas ABC, Bahia e Botafogo-SP permanecem neutros.
Nota oficial
Leia a seguir a íntegra da nota oficial da LFF:
Diante das recentes notícias na imprensa, a Liga Forte Futebol (LFF), em nome dos 25 clubes que a compõem, gostaria de informar que:
As empresas XP Investimentos, Alvarez & Marsal e LiveMode são as interlocutoras exclusivas com o mercado, contratadas pela LFF para conduzir todas as negociações com investidores, grupos de mídia e parceiros comerciais de uma forma geral;
Há um processo em curso de recebimento de propostas de investidores para a Liga Forte Futebol, liderado pela XP Investimentos, que continuará a ser conduzido de forma confidencial;
Não houve recebimento de proposta da empresa Mubadala Capital pela LFF e não existe qualquer compromisso de exclusividade de negociação com nenhum investidor. Ao contrário, alguns investidores já manifestaram interesse e todas as propostas serão analisadas.
A LFF reafirma sua crença de que a distribuição equilibrada das receitas é o ponto de partida para criarmos uma liga forte no Brasil. O maior exemplo de sucesso do mundo é a Premier League, em que a diferença de receita entre o maior e o menor clube é de 1,5x. Não por acaso, a Liga Inglesa é a que gera maiores receitas e terá o maior número de craques na Copa do Mundo do Catar. É nos exemplos positivos que a Liga Forte Futebol continuará a mirar para que a liga brasileira se torne uma das 3 maiores do mundo.