A Liga MX está próxima de um acordo com a empresa de gestão de ativos Apollo e a National Football League (NFL). A proposta envolve a reestruturação do futebol no México e unificação da negociação dos direitos de transmissão da liga.
De acordo com o veículo especializado Sportico, Juan Carlos Rodríguez, presidente da Federação Mexicana de Futebol, descreveu o acordo em uma carta enviada aos proprietários dos clubes da Liga MX como “o maior projeto de transformação” da história do futebol mexicano.
Com o investimento, a liga teria, além de mais dinheiro, governança corporativa mais forte e a reorganização da pirâmide do futebol no México. Atualmente, o país conta com quatro divisões: Liga MX, Liga de Expansão MX, Liga Premier do México e Liga TDP.
O acordo também prevê a criação de uma entidade que será responsável pela comercialização dos direitos comerciais agrupados da Liga MX, que inclui patrocínios e direitos de transmissão.
Além da participação da NFL, a liga esportiva mais rica do mundo, no investimento, a carta assinada pelo presidente da Federação Mexicana também menciona a expansão da parceria com a MLS, liga norte-americana de futebol.
Os planos envolvem a ampliação da Leagues Cup, competição continental que envolve equipes da MLS e Liga MX. O torneio teria uma versão “2.0” a partir de 2027.
O próximo passo para o movimento é a aprovação dos 18 clubes da Liga MX, que terão acesso ao acordo ainda nesta semana. Os valores envolvidos na negociação não foram divulgados.