O Liverpool oficializou, nesta segunda-feira (10), um acordo com a Adidas, que será a nova fornecedora de material esportivo do clube a partir da temporada 2025/2026 no lugar da Nike. O acerto será válido para os uniformes de jogo e treinamento, além de demais coleções, dos Reds, para o futebol masculino profissional, o futebol feminino profissional, as categorias de base e todos os funcionários da Fundação LFC.
O contrato não teve os valores nem a duração exata divulgados. No entanto, em abril do ano passado, quando noticiou que o acordo já estava fechado, o site britânico SportBusiness revelou que a parceria seria assinada por cinco temporadas, ou seja, até 2029/2030.
Quanto aos valores, em outubro de 2024, fontes da indústria disseram que o contrato seria moldado a partir das vendas de camisas e do desempenho da equipe dentro de campo, mas que poderia valer mais de £ 60 milhões (quase R$ 450 milhões, pela cotação atual) por ano. O atual acordo com a Nike é avaliado em £ 30 milhões por temporada, podendo chegar a £ 50 milhões considerando-se o pagamento de royalties e bônus.
Oficialmente, o clube não citou valores e informou apenas que se trata de um acordo “plurianual”.
Esta não será a primeira vez que a Adidas vestirá o Liverpool. Antes, já havia sido parceira dos Reds entre 1985 e 1996, e também entre 2006 e 2012. Segundo a publicação, a marca alemã teve que vencer a concorrência da compatriota Puma e também da própria Nike para fechar com o clube inglês.
“Todos no clube estão incrivelmente animados em receber a Adidas de volta à família LFC. Tivemos um sucesso fantástico juntos no passado e criamos alguns dos uniformes mais icônicos do Liverpool de todos os tempos. A Adidas e o Liverpool compartilham a ambição de sucesso, e não poderíamos estar mais empolgados com a parceria novamente, pois esperamos criar mais uniformes incríveis para ajudar a impulsionar o desempenho em campo. Gostaríamos de agradecer à Nike pelo apoio nos últimos cinco anos e desejar-lhes tudo de bom para o futuro”, afirmou Billy Hogan, CEO do Liverpool.
“Estamos extremamente entusiasmados com o fato da Adidas e o Liverpool Football Club estarem se unindo mais uma vez. O clube é um dos maiores e mais icônicos nomes do futebol mundial, com uma enorme base de fãs. As camisas usadas em parcerias anteriores são algumas das melhores já criadas. Estamos honrados em mais uma vez fornecer aos jogadores tecnologia de ponta para atuarem no mais alto nível, e estamos ansiosos para criar mais clássicos para os fãs”, destacou Bjorn Gulden, CEO da Adidas.
De acordo com o site oficial do Liverpool, os detalhes sobre os novos uniformes do clube fabricados pela Adidas serão revelados e estarão disponíveis para compra a partir de 1º de agosto, data exata do início do contrato e um dia depois do término do acordo da equipe inglesa com a Nike.