A conquista da vaga na temporada 2023/2024 da Premier League pelo Luton Town é uma história que carrega um certo ar de improvável. O time tem um orçamento modesto e sua folha salarial ao longo de todo o ano passado foi de cerca de £ 6 milhões, enquanto o atual campeão da primeira divisão inglesa, o Manchester City, gasta mais de £ 188 milhões anuais com o pagamento de seus jogadores.
Prestes a estrear na Premier League, no próximo dia 12 de agosto, diante do Brighton, o Luton Town resolveu mais uma vez contrariar a “lógica”. Enquanto os demais clubes ingleses de menor porte aproveitam os últimos meses antes da proibição que passará a vigorar em 2026/2027 para se esbaldarem em patrocínios de empresas de apostas esportivas, os Hatters (apelido que faz referência ao chapéu presente no escudo da equipe) optaram por rejeitar parcerias com marcas desse segmento.
O presidente-executivo do Luton Town, Gary Sweet, declarou que o clube “não se sente confortável” sendo patrocinado por empresas de apostas.
O Luton preferiu estender seu contrato de patrocínio de camisa com a Utilita Energy, empresa britânica fundada em 2003, que atua no fornecimento de gás e energia residencial e se tornou conhecida por oferecer um sistema de medição pré-pago.
A parceria do clube com a empresa começou em 2015, nos tempos em que o Luton ainda estava na quarta divisão inglesa.
“Relacionamentos leais no mundo dos negócios do futebol muitas vezes podem ser difíceis de encontrar e depois preservar, por isso estamos imensamente orgulhosos de anunciar este acordo que também ajudará três instituições de caridade que realizam um apoio magnífico aos necessitados na nossa comunidade local”, disse Sweet.
Reconstrução
Na época em que a parceria com a Utilita começou, o Luton vivia um momento de reconstrução. Na década anterior, o clube chegou a cair para a quinta divisão e deixou de atuar profissionalmente.
No entanto, foi salvo da falência graças à mobilização dos torcedores, que se uniram para criar um consórcio a fim de administrá-lo.
Na temporada 2022/2023, quando o Luton Town conquistou a vaga na Premier League, a Utilita tornou-se patrocinadora máster do uniforme do clube.
“Embora isso represente um acordo de patrocínio de camisas histórico na nossa longa história, sentimos que é importante reconhecer a força do relacionamento que promovemos junto à Utilita nos últimos oito anos. Portanto, é um grande prazer saber que uma parceria que começou na League Two continuará na primeira divisão na próxima temporada”, completou Sweet.
Além da Utilita, o Luton contará com os patrocínios da empresa alemã de mobilidade Free Now e também da Tui, que atua no segmento de turismo. O time já havia disputado a primeira divisão em décadas anteriores. A última delas foi na temporada 1991/1992.