Manchester City usa cachecol conectado para coletar dados sobre as emoções de torcedores

O Manchester City, campeão da Premier League, está usando um lenço conectado para rastrear as emoções, a fisiologia e o movimento dos torcedores quando assistem a uma partida de futebol, dando ao clube uma melhor compreensão do comportamento dos torcedores.

O cachecol foi idealizado com a agência Octagon ao lado da Cisco, parceiro tecnologia do clube, e usa um biosensor “emotibit” discretamente localizado no pescoço para capturar quatro fluxos principais de dados anônimos.

“Ser um verdadeiro torcedor apaixonado é fisiológico, não tem nada a ver com quantos jogos você assiste ou onde você está no mundo. É o que nos une como um coletivo”, afirma Chintan Patel, diretor de tecnologia da Cisco Reino Unido e Irlanda. “Agora temos os dados para provar isso.”

Medindo a emoção

Um sensor de fotopletismografia (PPG, na sigla em inglês) rastreia a frequência cardíaca, respiração, saturação de oxigênio e níveis de hidratação, enquanto um acelerômetro mede o movimento e a atividade.

Um sensor de atividade eletrodérmica (EDA, na sigla em inglês), a mesma tecnologia usada no detector de mentiras, avalia as respostas do sistema nervoso impulsionadas pela excitação cognitiva e emocional, enquanto um sensor de temperatura é usado para medir as reações emocionais durante uma partida.

“Ser um verdadeiro torcedor apaixonado é fisiológico, Não tem nada a ver com quantos jogos você assiste ou onde você está no mundo. É o que nos une como um coletivo. Agora temos os dados para provar isso”

Chintan Patel, diretor de tecnologia da Cisco Reino Unido e Irlanda

Quando os quatro fluxos de dados de um indivíduo são combinados e agregados com os de milhares de torcedores, é possível ver como uma multidão coletiva responde a eventos como gols ou decisões da arbitragem.

Naturalmente, esse tipo de dado poderia ser extraído usando uma tecnologia vestível mais convencional, mas o uso de um cachecol é simbólico devido aos seus laços tradicionais com o futebol inglês.

“Um cachecol é um item icônico que os fãs de futebol de todo o mundo possuem e usam para mostrar sua paixão e apoio. Esta iniciativa com a Cisco é uma maneira inovadora de reunir os torcedores e se conectar com eles de um modo novo e empolgante”, diz Nuria Tarré, diretora de marketing e experiência dos torcedores do City Football Group (CFG), controladora do Manchester City.

Início dos testes

A tecnologia foi testada durante as últimas semanas da temporada passada e se espera que as descobertas permitam que o clube seja mais inclusivo e desenvolva experiências novas e mais personalizadas para os torcedores no futuro.

“No Manchester City, continuamos explorando as tecnologias mais recentes para oferecer experiências de alta qualidade aos torcedores e aproximá-los do clube”, afirma Nuria.

A Cisco fez parceria com o Manchester City pela primeira vez em 2013 como parte de um projeto para atualizar as conexões de rede no Etihad Stadium e na instalação que abriga o centro de treinamento, academia e equipe feminina. Desde então, o relacionamento foi expandido para cobrir mais áreas de tecnologia de forma mais ampla.

Sair da versão mobile