O Manchester United passa por uma das piores fases de sua história, e os resultados negativos estão transcendendo os gramados. O clube registrou uma receita recorde na temporada 2023/2024. Apesar disso, teve prejuízo.
O boletim financeiro publicado nesta quarta-feira (11) considera o período de 12 meses encerrado no dia 30 de junho. Os números apontam para uma receita de £ 661,8 milhões, que supera em 2,1% o recorde estabelecido em 2022/2023 (£ 648,4 milhões).
Ainda assim, o prejuízo foi de £ 113,2 milhões, 294,4% a mais do que o registrado no período anterior (£ 28,7 milhões). Com isso, as perdas do clube inglês superaram £ 370 milhões nos últimos cinco anos.
“Estamos trabalhando para obter maior sustentabilidade financeira e fazendo mudanças em nossas operações para torná-las mais eficientes, para garantir que estamos direcionando nossos recursos para melhorar o desempenho em campo”, afirmou Omar Berrada, CEO do Manchester United.
Dívidas
O clube também divulgou que seus empréstimos totais anuais totalizam £ 35,6 milhões, além de £ 496,52 milhões em dívidas de longo prazo.
O desempenho financeiro ocorreu em uma temporada em que o Manchester United foi campeão da FA Cup, mas terminou na oitava colocação da Premier League e no último lugar de seu grupo na Champions League.
Nesse cenário, a expectativa do clube é obter uma receita entre £ 650 milhões e £ 670 milhões em 2025.
“Nosso objetivo claro é retornar o clube ao topo do futebol europeu. Todos no clube estão alinhados em uma estratégia clara para entregar sucesso sustentado, dentro e fora do campo, para o benefício final dos nossos fãs, acionistas e uma gama diversa de interessados”, acrescentou Omar Berrada.
Reformulação
No final do ano passado, o Manchester United contou com a chegada do bilionário Jim Ratcliffe, que adquiriu 27,7% do clube. Logo depois, passou por uma intensa reformulação de cargos com o objetivo de atingir uma melhor eficiência operacional.
Entre julho e agosto deste ano, os Red Devils demitiram 250 funcionários. O clube informou que a reformulação custou £ 10 milhões, mas deve ser responsável por uma economia de até £ 45 milhões por ano. A previsão é que o impacto das mudanças seja sentido nos anos fiscais de 2025 e 2026.
“Hoje, anunciamos novas orientações para o ano fiscal de 2025, que refletem um impacto parcial das mudanças organizacionais e de redução de custos que estivemos implementando durante o verão”, exaltou o CEO.
Patrocínios e transmissão
O clube da Premier League obteve £ 177,8 milhões em receitas de patrocínio. Ainda que alto, o número representa uma queda de £ 11,7 milhões (6,2%) em comparação com o ano anterior.
As receitas de transmissão do Manchester United, por sua vez, aumentaram. O boletim financeiro de 2024 aponta uma arrecadação de £ 221,8 milhões, com um crescimento de £ 12,7 milhões (6,1%) em comparação com 2023.
O aumento se deu principalmente por conta da participação do clube na Champions League. No ano anterior, o Manchester United disputou a Europa League, torneio menos prestigiado e, consequentemente, que paga menos.
A presença na principal competição continental da Uefa, porém, foi compensada pela eliminação na primeira fase, combinada com a oitava posição na Premier League. Em 2023, o clube alcançou as quartas de final da Europa League e terminou a temporada na terceira colocação do torneio nacional.