MathWornShirt arrecada R$ 1,1 milhão para caridade em leilões de camisas no Brasil

Pedro Agosti e James Flaude falam sobre as ações da MatchWornShirt - Adalberto Leister Filho / Máquina do Esporte

A iniciativa parecia trivial em 2017: realizar leilões on-line de camisas autografadas por ídolos de times da Holanda para destinar os recursos arrecadados às fundações de ação social mantidas pelos clubes. Foi assim que a MatchWorndShirt nasceu, em Amsterdã.

James Flaude, CEO da empresa, conta que a ideia deu tão certo que a startup já realizou parcerias com alguns dos principais times do planeta, incluindo clubes brasileiros. O executivo falou sobre o desenvolvimento da empresa nesta quarta-feira (12) durante a Confut Sudamericana, evento da indústria do esporte que está sendo realizado no Hilton Barra, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio de Janeiro). A palestra também teve a participação do brasileiro Pedro Agosti, executivo de parcerias da MatchWornShirt para a América Latina..

Atualmente, a startup conta com parceria com alguns dos principais times europeus, como PSG, Manchester United, Tottenham, Chelsea, Juventus, Milan, Napoli e Borussia Dortmund.

Por aqui, a plataforma de leilão on-line já promoveu 86 ações desse tipo, vendendo 909 camisas. Houve 1.963 lances (ou seja, em média, bastam pouco mais de duas tentativas para fechar negócio em uma memorabilia esportiva). Essas ações geraram R$ 1,1 milhão que foram destinados à caridade e ações sociais.

“A MatchWornShirt é líder global neste mercado de levantar fundos digitais desde 2017, maximizando receitas para clubes, ligas e detentores de direitos de transmissão”, contou  Flaude.

Flamengo

A primeira parceria aconteceu com o Fortaleza. Mas foi uma ação com o Flamengo que tornou a plataforma conhecida no Brasil. A MatchWorndShirt realizou leilão on-line das camisas usadas pelos jogadores do Rubro-Negro na vitória sobre o Palmeiras que valeu o título da Supercopa de 2021. Todas foram autografadas pelos atletas.

A iniciativa rendeu R$ 143.166, que foi doado à Nação Solidária, campanha de combate à fome durante a pandemia da covid-19. A camisa mais cobiçada foi a do goleiro Diego Alves, herói da disputa por pênaltis, que gerou R$ 19.729 à campanha. Atrás dele vieram as vestimentas de Gabigol (R$ 15.223) e Arrascaeta (R$ 13.194).

Segundo pesquisa da Central Única das Favelas (Cufa) e do Instituto Data Favelas, no auge da crise sanitária, que inviabilizou boa parte da atividade econômica no Brasil, 82% das famílias que viviam em comunidades carentes dependiam de doações de alimentos para sobreviver.

Engajamento

Flaude ressalta outro efeito importante da iniciativa da MatchWorndShirt ao estabelecer ações conjuntas com as entidades esportivas.

“Também nos tornamos uma plataforma de engajamento de fãs”, conta ele.

De fato, os leilões on-line aumentam o sentimento de pertencimento de torcedores com seus clubes, gerando maior conexão emocional com o time de coração.

Sair da versão mobile